Blog Grid
Notícias

Equipes, corridas, pilotos: a Fórmula 4 Brasil vai tomando forma para a temporada 2022

Emanuel Colombari 23/12/2021 • 09:04
Imagem: Duda Bairros/Fórmiula 4 Brasil
Imagem: Duda Bairros/Fórmiula 4 Brasil

Se você é fã de automobilismo no Brasil, certamente ficou feliz com a confirmação da disputa da Fórmula 4 no país. Não apenas pela oportunidade dada para que jovens pilotos se desenvolvam aqui antes de partirem para o exterior, mas também pela oportunidade de ver o início da trajetória de talentos locais.

Aos poucos, a nova categoria vai ganhando uma cara. Os chassis já estão escolhidos, o calendário está praticamente pronto, e já há confirmações de boa parte das equipes e dos pilotos que estarão na temporada 2022 da Fórmula 4 Brasil.

Leia também:

Sem muitas delongas, vamos ao que já temos?

Equipes

São quatro equipes confirmadas para 2022: KTF Sports, Full Time Sports, TMG Racing e Cavaleiro Sports, todas com retrospecto reconhecido no automobilismo nacional.

Cada uma delas irá operar quatro carros, totalizando 16 vagas no grid. Cada piloto só conhecerá sua equipe em um sorteio, a ser realizado no começo de 2022.

Pilotos

Muita gente boa já está garantida. Fernando Barrichello (filho de Rubens Barrichello) e Felipe Barrichello Bartz (sobrinho de Rubinho) devem estar entre os nomes mais visados pelo público. Nicolas Giaffone (filho de Felipe Giaffone) também despertará atenção no grid.

Lucas Staico e Ricardo Gracia Filho, destaques do kart nacional, também estão confirmados. Pedro Clerot, vice-campeão da temporada da Fórmula Delta (e campeão entre os estreantes da categoria), também já garantiu vaga no grid.

“A F4 Brasil será importante no momento atual da minha carreira, sendo o passo mais lógico em minha transição do kart para os monopostos. Me sinto preparado para o ano de 2022”, destacou o brasiliense Clerot.

Quem também deve estar por lá: Alvaro Cho, Cadu Bonini, Enzo Bedani, Erick Schotten, Lucca Zucchini, Maria Nienkotter, Nelson Neto e Vinícius Tessaro. As últimas duas vagas ainda não foram definidas, mas há pelo menos quatro concorrentes na briga: André Novaes, Aurelia Nobels, Luan Lopes e Nicholas Monteiro.

Etapas

Conforme anunciado, a categoria correrá como suporte da Stock Car em 2021. Assim, as etapas ocorrerão nos mesmos finais de semana de parte do calendário da Stock.

Ao todo, a F-4 terá seis rodadas triplas em 2022, totalizando 18 corridas (duas aos sábados e uma aos domingos, cada uma delas com 25 minutos de duração).

As provas terão transmissão do Bandsports. O calendário terá:

  • 15 de maio: Velocittà (Mogi Guaçu, SP)
  • 3 de julho: Autódromo Nelson Piquet (Brasília, DF)
  • 31 de julho: Interlagos (São Paulo, SP)
  • 25 de setembro: Velocittà (Mogi Guaçu, SP)
  • 23 de outubro: Autódromo Ayrton Senna (Goiânia, GO)
  • 20 de novembro: Autódromo Nelson Piquet (Brasília, DF)
Imagem: Duda Bairros/Fórmiula 4 Brasil

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.