Chegou a hora de uma das corridas mais legais do esporte a motor nacional: as 500 Milhas de Kart. Em 2022, a prova chega a sua 25ª edição e será realizada no Kartódromo Ayrton Senna, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo – palco inédito na história da disputa.
A largada acontece no domingo (30), às 10h30, com transmissão da Band desde as 10h20. A primeira hora da corrida será exibida ao vivo no Bandsports, que exibirá também a última hora a partir das 16h30.
Ao longo da prova, a Band exibirá também flashes de tudo que acontece em Interlagos. Além disso, o público poderá acompanhar a prova no canal do Kartódromo Granja Viana no YouTube entre 11h30 e 16h30.
Leia também:
“A Band tem investido muito em exibição de esporte a motor, e será muito importante ter espaço para mostrar as 500 Milhas de Kart no ‘canal do esporte’. Assim como, ter a primeira e a última hora exibidas no Bandsports garante um bom pacote de transmissão para a corrida”, afirmou Felipe Giaffone, comentarista do Grupo Bandeirantes de Comunicação e organizador das 500 Milhas de Kart.
Conheça a pista
O Kartódromo Ayrton Senna foi inaugurado em 1970 e se tornou uma das primeiras pistas do mundo dedicadas à prática específica do kartismo.
O nome do tricampeão de Fórmula 1 foi adotado a partir de 1996. No local, Senna costumava fazer diversos treinos – com pista seca ou chuva – desde jovem.
O traçado tem 1.150 m de extensão e 12 curvas. É considerada uma pista técnica e seletiva, alternando pontos de alta velocidade com curvas mais travadas.
O kartódromo em Interlagos recebeu o Campeonato Brasileiro de Kart pela última vez em 2011. Desde então, passou por melhorias – em 2015, quando o autódromo recebeu passou por uma grande reforma, a pista de kart também recebeu melhorias, inclusive com a colocação de um novo asfalto em todo o traçado.
“Este é mais um marco para as 500 Milhas de Kart. Correr em Interlagos será muito especial, não só por ser um kartódromo inédito para a corrida, mas também por ser um dos locais mais importantes para o nosso esporte a motor, tendo sido parte da vida não só de nomes que chegaram na Fórmula 1 como Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa, mas também de centenas de pilotos do País”, disse Giaffone.
A programação
A programação das 500 Milhas começa já nesta quinta-feira (27) com a abertura de treinos oficiais.
Pela manhã, os pilotos que participarão as 50 Milhas Cadete terão dois treinos, às 9h e às 11h, com 60min cada sessão. Os pilotos da KZ terão treinos às 10h e às 12h, também com 60min cada.
À tarde, os pilotos das 500 Milhas, categorias Light e Sênior, terão um treino de 2h30min de duração, a partir das 14h30.
Na sexta-feira (28), as categorias Cadete e KZ terão dois treinos novamente. Os jovens pilotos das 50 Milhas treinarão às 9h e às 13h, com sessões de 30min cada. Já a categoria KZ terão treinos às 9h30 e às 14h, nos mesmos moldes.
Os pilotos das 500 Milhas terão dois treinos no dia, às 10h e às 14h30, com 2h de duração cada sessão.
“Os treinos oficiais começam a partir de quinta-feira com duração de 2h30min, sexta-feira estão marcados dois treinos de 2h cada e depois um warm-up no sábado. O motor, que está incluso na inscrição, dá direito a cerca 7h de treino, ou seja, eles fazem praticamente uma outra corrida com esta quantidade de treinos”, explicou Giaffone.
O sábado é dia da tomada de tempo. Os participantes das 50 Milhas Cadete vão à pista às 9h40, enquanto a categoria KZ vai às 9h55. As provas acontecerão pela manhã, alternando as categorias: a KZ terá a largada da prova 1 às 11h50, as 50 Milhas Cadete largam às 12h15 e a corrida 2 da KZ começa às 13h20.
À tarde, os pilotos das 500 Milhas tão também à pista. A tomada de tempo será dividida em dois grupos – o grupo 1 começa às 13h45, enquanto o grupo 2 vai à pista às 14h. Depois do briefing dos pilotos, acontece o Top Qualify, que começa às 15h10 com duração de 60min.
Por fim, no domingo, a largada acontece às 10h. A prova terá duração de 500 km ou de 7h.
Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.