A Fórmula 1 realizou um evento de gala na noite desta terça-feira (18) para apresentar os carros e as equipes para a temporada 2025. Ao longo de duas horas, o público pôde vibrar com muitas novidades – e algumas cenas inusitadas.
Como esperado, a apresentação da Ferrari com Lewis Hamilton levou o público à loucura. A McLaren, campeã do Mundial de construtores de 2024, também foi celebrada. E a Aston Martin brincou com a associação da marca à série de filmes 007.
A Red Bull, por sua vez, foi recebida com hostilidade. Christian Horner, chefe de equipe, chegou a ser vaiado pelo público britânico para discursar. Max Verstappen, campeão mundial de 2024, subiu ao palco apenas para encerrar a apresentação do time e não discursou, escapando de manifestações.
Leia também:
- Sauber apresenta pintura de 2025 com Gabriel Bortoleto; assista
- Pilota brasileira da F1 Academy participa de lançamento de pintura da Racing Bulls
- Entenda por que Aston Martin brincou de James Bond e citou Le Mans em apresentação da F1
- 'Estou cheio de vida', diz Hamilton; veja a Ferrari de 2025 apresentada no F1 75 Live
O evento – inédito na história da F1 – celebrou os 75 anos da história da categoria. Realizado na Arena O2, em Londres, a cerimônia contou com apresentação de Jack Whitehall shows de Machine Gun Kelly, Kane Brown e Take That, entre outros artistas. E, é claro, muitas celebridades na plateia.
O começo do evento teve especiais apresentações para pilotos como Max Verstappen, George Russell, Lewis Hamilton, Charles Leclerc, além de dirigentes como Toto Wolff, James Vowles, Zak Brown e Christian Horner. Mas também uma retrospectiva com nomes históricos, como Niki Lauda, James Hunt, Ayrton Senna e Michael Schumacher.
O evento também dedicou minutos à divulgação de F1, o filme da categoria que será lançado em 2025. Jerry Bruckheimer, um dos responsáveis pela obra, compareceu ao evento e foi aplaudido.
Houve também destaque para os novatos da temporada 2025: Gabriel Bortoleto, Isack Hadjar, Andrea Kimi Antonelli e Oliver Bearman, todos oriundos da Fórmula 2 - assim como Jack Doohan, que estreou na última etapa de 2024 após deixar a F2 no fim de 2023.
Antes da aguarda apresentação da Ferrari, houve também um momento de homenagem ao fundador da marca: Enzo Ferrari, que nasceu em 18 de fevereiro de 1898, exatos 127 anos antes do evento de lançamento desta terça-feira. Em animações, a história da escuderia foi celebrada com imagens de vários modelos.
Ao fim, o evento apresentou o calendário da temporada 2025. Por fim, reuniu no palco os carros e os pilotos de todas as equipes, já com as identidades da temporada.
Próxima parada: pré-temporada ao vivo
O Grupo Bandeirantes de Comunicação transmitirá ao vivo aos treinos da pré-temporada da F1, entre os dias 26 e 28 de fevereiro. Você assiste tudo, com narração em português, no Bandsports, no Band.com.br e no Bandplay.
Confira como foi a apresentação de cada equipe:
Sauber mantém cores, mas muda desenho
A Sauber foi a primeira equipe a subir ao palco para exibir as cores que serão usadas no modelo C45 – a rigor, a mesma predominância do verde e do preto vista em 2024. No entanto, a aplicação do padrão será diferente, com a dianteira em verde e a traseira em preto cobrindo o motor.
O time terá Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto como titulares, substituindo Valtteri Bottas e Guanyu Zhou. Será o último ano do time suíço, que vai virar equipe de fábrica da Audi a partir de 2026 – ainda com Hulkenberg e Bortoleto.
Os dois novos pilotos foram ao palco vestindo os macacões e segurando os capacetes. Entre os dois, Mattia Binotto, diretor de operações da Sauber – o chefe de equipe será Jonathan Wheatley, ex-Red Bull, ausente no palco.
“Eu estou super animado de ver todas essas pessoas aqui e ansioso para minha primeira temporada na Fórmula 1”, declarou Bortoleto no palco.
Williams chega com novidades
A Williams apresentou o FW47 de 2025 com novidades. Na pintura, destaque para a marca da Atlassian, nova patrocinadora principal do time. Dentro dos carros, Carlos Sainz é o novo companheiro de Alexander Albon.
Com a nova marca, o carro ganhou um tom mais claro de azul na pintura. Albon se mostrou otimista com as primeiras impressões com o novo carro.
“Eu mal posso esperar para entrar no carro na semana que vem”, empolgou-se Sainz.
No fim da apresentação, o chefe de equipe da Williams, James Vowles, tirou uma selfie no palco com os pilotos.
Racing Bulls tem brasileira em vídeo e novas cores
Antes de subir ao palco, a Racing Bulls exibiu um vídeo para brincar com a nova identidade da equipe – que, até 2024, se apresentava como VCARB. A brasileira Rafaela Ferreira, que representará o time na F1 Academy, foi uma das apresentadoras.
No palco, a primeira grande novidade da noite: o time terá a pintura majoritariamente branca, com detalhes em azul, amarelo e vermelho. O visual seria uma homenagem à Honda no último ano de parceria com a fabricante japonesa.
Os pilotos Yuki Tsunoda e Isack Hadjar foram ao palco ao lado de Laurent Mekies, chefe de equipe da Racing Bulls, e Peter Bayer, CEO do time.
“É a melhor pintura que eu já vi vida”, comemorou Tsunoda, prometendo não escapar da pista para preservar as cores.
Haas: novos pilotos e visual repaginado
A Haas mostrou no palco o visual que já havia sido registrado em testes. No palco, Esteban Ocon e Oliver Bearman se apresentaram ao lado do chefe de equipe Ayao Komatsu.
Será a décima temporada da equipe norte-americana. “Eu ainda lembro de 2016 como se fosse ontem”, brincou Komatsu.
Entre os pilotos, Esteban Ocon mostrou otimismo, enquanto Oliver Bearman celebrou a primeira temporada como titular, enquanto curtia a cerimônia.
“Estamos felizes de apresentar a vocês um carro muito bonito”, destacou o francês. “Tive algumas oportunidades no ano passado, e vou ter muitas mais neste ano”, declarou o britânico, bastante saudado pelo público londrino.
Alpine repaginada e sonhando alto
Quinta a subir ao palco, a Alpine foi recebida após uma apresentação de música eletrônica conduzida por Brian Tyler, responsável pela música tem da F1. No palco, Pierre Gasly e Jack Doohan mostraram também os novos visuais, com cabelos raspados.
O público viu um visual repaginado do Alpine 525, com mais detalhes em rosa e azul do que 2024.
O time exibiu ainda novos patrocinadores, como a italiana Eni (distribuidora de combustíveis) e Mercado Libre (site de e-commerce que acompanha Franco Colapinto, reserva do time).
O time francês chega a 2025 tendo o sexto lugar do Mundial de construtores de 2024 para tentar superar. “Acho que precisamos subir mais alto, não?”, afirmou o chefe de equipe da Alpine, Oliver Oakes.
Aston Martin com pintura nova
Na Aston Martin, o modelo AMR25 virá com discretas mudanças na pintura: graças a novos patrocinadores, o carro terá detalhes em branco e preto, embora o verde siga predominante.
Fernando Alonso e Lance Stroll foram ao palco vestindo os macacões verdes – depois de aparecerem com ternos minutos antes, em uma referência ao agente secreto James Bond. Andy Cowell, chefe de equipe e diretor-executivo, liderou os discursos no palco.
“O carro está muito bonito, e nós estamos animados”, elogiou Stroll. “Há muitos motivos para estarmos animados com essa temporada”, elogiou Alonso.
O time terminou a temporada 2024 em quinto lugar no Mundial de construtores.
Mercedes traz novato ao palco
O modelo W16 da Mercedes vai cumprir a promessa de manter a pintura preta adotada como manifestação antirracista, mesmo após a saída de Lewis Hamilton. Ainda assim, a exemplo de 2024, o carro terá boa parte da pintura em prateado, principalmente na parte frontal.
Os titulares do time serão George Russell e Andrea Kimi Antonelli. Será a temporada de estreia do jovem italiano, de 18 anos. Os dois foram ao palco ao lado de Toto Wolff, chefe de equipe, que classificou o evento como “um novo marco” para a F1.
“É muito especial ver o que a F1 está fazendo com este novo evento”, celebrou Russell, dizendo-se “muito empolgado” em seguir com o time.
“É um privilégio estar onde eu estou hoje”, reforçou o jovem Antonelli.
Red Bull sobe ao palco com show, mas com pouca mudança
A apresentação da Red Bull foi marcada por alguns detalhes. O principal: a vaga do público ao chefe de equipe, Christian Horner, na entrada do palco. Mesmo assim, não se abateu e seguiu seu discurso.
A temporada marca a estreia de Liam Lawson como o novo companheiro de equipe de Max Verstappen. “Liam traz uma empolgante nova dinâmica à equipe”, afirmou Horner, que espera disputas parelhas em 2025. “Será um campeonato mundial muito apertado, acrescentou.
A apresentação contou com uma encenação, no qual um caminhão da Red Bull percorreu Londres para levar o novo carro do time à Arena O2.
A apresentação terminou com os atores que participaram do vídeo entrando no palco ao lado de Verstappen e Lawson, devidamente uniformizados, e com o novo visual do modelo RB21 – que traz poucas novidades em relação ao carro de 2024. Os pilotos não se pronunciaram.
Ferrari: Lewis Hamilton e novo visual
A apresentação mais aguardada da noite foi iniciada com uma homenagem a Enzo Ferrari, fundador da Ferrari, seguida da entrada do carro. O SF-25 traz uma mudança importante no visual, com uma faixa branca na cobertura do motor.
No palco, Lewis Hamilton subiu sorridente ao lado de Charles Leclerc, e foi aclamado pelo público. Os dois foram ladeados por Frédéric Vasseur, chefe de equipe.
“Se for para escolher uma palavra eu escolheria sucesso, mas todos nós temos o mesmo objetivo aqui. Temos que a aproveitar, a Fórmula 1 é majestosa, é mágica. Nós temos que aproveitar nosso trabalho pois o retorno virá”, destacou o dirigente.
“Fred só foi me mostrar o carro hoje”, revelou Leclerc, que se disse “honrado” por ser piloto da Ferrari. “Estou vivendo o sonho de estar nesta equipe.”
Hamilton, como esperado, levou o público à loucura em Londres. E retribuiu com uma apresentação animada.
“É uma ótima noite estar aqui. Eu estou cheio de vida. de energia e animado por estar aqui”, disse o heptacampeão “O foco está à frente. Estou muito empolgado por estar nesta equipe”, completou.
McLaren esbanjando otimismo
Como campeã do Mundial de construtores, a McLaren encerrou a sequência de apresentações. O evento celebrou a história do time, com exibições dos carros campeões pela equipe ao longo da história da F1.
Na apresentação, a pintura do MCL39 teve poucas novidades em relação ao carro de 2024, majoritariamente laranja e preto. Mas o time aposta em bons desempenhos.
“O MCL39 é um carro inovador do ponto de vista técnico. Mas em termos de pintura, queremos manter a continuidade”, explicou o chefe de equipe, Andrea Stella.
Lando Norris e Oscar Piastri subiram depois ao palco, passando pelos carros históricos e distribuindo acenos. Nos discursos, os dois demonstraram empolgação.
“Estamos todos empolgados. O time todo está muito empolgado”, disse Norris. “Queremos dar o próximo passo”, projetou Piastri.