Charles Leclerc conquistou neste sábado a pole position para o Grande Prêmio da Itália, em Monza. Com a marca de 1:20.161, o monegasco da Ferrari levou a melhor sobre os principais concorrentes e assegurou a posição de honra para a prova deste domingo.
O segundo lugar no Q3 ficou com Max Verstappen, da Red Bull, a 0.145 de Leclerc. No entanto, o holandês cumprirá uma punição por troca de componentes do motor e perderá cinco posições, largando da sétima posição.
Verstappen foi apenas um dos vários pilotos punidos no grid de Monza. Esteban Ocon (Alpine) perderá cinco posições, Sergio Pérez (Red Bull) perderá dez posições, enquanto Kevin Magnussen (Haas), Valtteri Bottas (Alfa Romeo) e Mick Schumacher (Haas) perderão 15 posições cada. Por fim, Carlos Sainz (Ferrari), Lewis Hamilton (Mercedes) e Yuki Tsunoda (AlphaTauri) largam do fim do grid.
No Q3, Sainz foi o terceiro colocado, com Pérez em quarto e Hamilton em quinto. Todos eles, porém, perderão posições para o domingo.
Assim, o segundo lugar no grid ficará com George Russell (Mercedes), que ficou a 1.381 do tempo de Charles Leclerc.
A McLaren escapou das punições e largará entre os primeiros colocados, com Lando Norris em terceiro e Daniel Ricciardo em quarto. Originalmente, o britânico foi sétimo, enquanto o australiano foi o oitavo.
Pierre Gasly (AlphaTauri) foi o nono no Q3, mas deve abrir a terceira fila na quinta posição. Ao seu lado, estará o espanhol Fernando Alonso (Alpine).
Os pilotos agora voltam à pista neste domingo, às 10h (horário de Brasília), para a largada. No Band.com.br, você assiste à corrida gratuitamente ao vivo.
Confira o grid de largada para a corrida deste domingo (11):
- Charles Leclerc (MON/Ferrari)
- George Russell (GBR/Mercedes)
- Lando Norris (GBR/McLaren)
- Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)
- Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)
- Fernando Alonso (ESP/Alpine)
- Max Verstappen (HOL/Red Bull)
- Nyck De Vries (HOL/Williams)
- Guanyu Zhou (CHN/Alfa Romeo)
- Nicholas Latifi (CAN/Williams)
- Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
- Sergio Perez (MEX/Red Bull)
- Esteban Ocon (FRA/Alpine)
- Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)
- Kevin Magnussen (DIN/Haas)
- Mick Schumacher (ALE/Haas)
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
- Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)