Max Verstappen foi o mais rápido do primeiro treino livre do Grande Prêmio da Itália, nesta sexta-feira (30), no Autódromo de Monza. A etapa é a 16ª da temporada 2024 da Fórmula 1 – e a última da chamada “fase europeia” do calendário.
A exemplo do que se viu nas provas recentes, a Red Bull não dominou, tendo um desempenho discreto ao longo de toda a sessão. No fim, porém, o tricampeão conseguiu o tempo de 1:21.676 e garantiu a ponta. Sergio Pérez, por sua vez, foi apenas nono.
A Ferrari teve Charles Leclerc em segundo, a 0.228 do tempo de Verstappen, enquanto Carlos Sainz foi quarto. Na McLaren, Lando Norris foi terceiro, com Oscar Piastri em sexto.
A sessão foi marcada pela estreia de Andrea Kimi Antonelli na Mercedes. O italiano – que é o favorito a substituir Lewis Hamilton no time em 2025 – assumiu o carro de George Russell, mas ficou na pista por pouco tempo: rodou após 10 minutos de sessão, bateu forte e precisou ficar fora dos minutos restantes.
No tempo em que esteve em pista, Antonelli marcou 1:23.955 na melhor tentativa e chegou a liderar. Quando bateu, provocando uma bandeira vermelha, era o quarto colocado. No fim, com a evolução dos tempos, terminou em 20º.
Na Sauber, Valtteri Bottas surpreendeu e chegou a liderar, mas terminou em quinto. Completando as dez primeiras posições, Lewis Hamilton (Mercedes) foi sétimo, com Alexander Albon (Williams) em oitavo e Fernando Alonso (Aston Martin) em décimo. Estreante da Williams, o argentino Franco Colapinto fez uma sessão protocolar e terminou apenas no 17º lugar.
Os pilotos voltam agora à pista às 12h (horário de Brasília) para o segundo treino livre do GP da Itália. Você assiste ao vivo no Band.com.br.