Max Verstappen conquistou neste sábado (19) a pole position para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, a última das 22 etapas da temporada 2022 da Fórmula 1.
Com um desempenho bastante competitivo, o holandês da Red Bull marcou 1:23.824 em sua última tentativa no Q3, assegurando a primeira posição. Foi a sétima vez no ano que o bicampeão conquistou a pole, repetindo o que aconteceu nos GPs de Emilia-Romagna, Canadá, Áustria, Holanda, Japão e México.
O segundo lugar no grid ficou com Sergio Pérez, também da Red Bull. O mexicano ficou a 0.228 de Verstappen, em resultado importante na disputa pelo vice-campeonato mundial.
Isso porque Pérez chega a Abu Dhabi em terceiro lugar no Mundial de pilotos, mas com os mesmos 290 pontos de Charles Leclerc, da Ferrari. Vice-líder da classificação do ano, o monegasco larga em terceiro lugar neste domingo. Carlos Sainz, também da Ferrari, é o quarto.
A Mercedes ocupa a terceira fila, com Lewis Hamilton em quinto e George Russell em sexto. Logo atrás vêm Lando Norris (McLaren) em sétimo e Esteban Ocon (Alpine) em oitavo.
A quinta fila terá dois pilotos que estão deixando o grid no fim de 2022. Sebastian Vettel (Aston Martin), aposentando-se da F1, é o nono colocado. Já Daniel Ricciardo (McLaren), que ficou sem vaga como titular e deve ser anunciado como piloto de testes da Red Bull, é o décimo.
Agora, os pilotos voltam à pista neste domingo para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, com largada às 10h (horário de Brasília). O Band.com.br exibe a prova ao vivo e gratuitamente.
Veja como foi a classificação: