Max Verstappen assumiu a ponta na largada, ditou o ritmo da prova e, sem sustos, venceu o GP do Catar, disputado neste domingo (1), no circuito de Losail, chegando ao 63º triunfo na carreira.
A prova foi marcada por diversas interrupções do safety car, o que quebrou o ritmo das disputas em alguns momentos e acirrou embates em outros. Charles Leclerc, da Ferrari, chegou em segundo, à frente de Oscar Piastri, da McLaren, que completou o pódio, e acirrou a briga pelo título do Mundial de Construtores. A McLaren lidera com 640 pontos contra 619 da Ferrari.
Carlos Sainz, o outro ferrarista, chegou em 6º. Já Lando Norris, companheiro de Piastri, foi punido em 10 segundos e um "stop and go" por não diminuir a velocidade em bandeira amarela, a 10 voltas do fim, e chegou apenas em 10º.
Verstappen assume ponta na largada
Verstappen, que largou em segundo após punição imposta ontem, resgatou a ponta após superar Russell no início. Norris tentou aproveitar a disputa entre os dois, chegou a ultrapassar o piloto da Red Bull, mas Verstappen deu o troco e manteve a ponta. Hamilton que partiu da 6ª colocação, queimou a largada e foi punido em 5s.
Safety car na pista
Na sequência, a corrida foi paralisada por conta da entrada do safety car após acidente que envolveu Nico Hulkenberg, da Hass, que perdeu o controle e bateu em Esteban Ocon, da Alpine. Franco Colapinto, da Williams, foi atingido de tabela. Na retomada, Piastri passou Leclerc e deixou as ferraris para trás.
Verstappen passou a ditar o ritmo da corrida e deixou Norris, o segundo, em uma distância controlada de aproximadamente 2s. Russell parou nos boxes na 24ª volta, mas a equipe trabalhou mal e ele retornou no pelotão intermediário.
Pneus furados e novo safety car
Na 34ª volta, Sainz e Hamilton tiveram seus pneus furados por conta de sujeiras da pista, e o safety car voltou a entrar em ação. Alertas, os demais pilotos aproveitaram para fazerem as paradas.
Na relargada, novas emoções
Na 40ª volta, com a saída do safety car, Norris foi para cima de Verstappen e o holandês fechou a porta, com os dois quase se tocando. Leclerc e Piastri também travaram bm duelo pelo terceiro lugar, mas logo Pérez teve problema, abandonou a prova e o safety car novamente interrompeu a prova. Por não diminuir a velocidade em bandeira amarela e precisou fazer um "stop and go" na volta 46, o que deixou o piloto da McLaren em situação difícil.
Temporada termina em Abu Dhabi
A última prova da temporada acontece no próximo fim de semana, em Abu Dhabi. O Grupo Bandeirantes fará a cobertura completa do evento.