Fórmula 1

Andretti e Cadillac anunciam parceria por futura vaga na Fórmula 1

Marca da General Motors quer entrar na F1 a partir de 2026, quando categoria adota novo regulamento

Da redação

Marca da General Motors quer entrar na F1 a partir de 2026 Andretti Autosport
Marca da General Motors quer entrar na F1 a partir de 2026
Andretti Autosport

A Andretti e a General Motors anunciaram nesta quinta-feira (5) um acordo, de olho em uma vaga na Fórmula 1 a partir de 2026.

A tendência é que a montadora busque uma entrada no grid com a marca Cadillac, a escolhida para a parceria. Desta forma, o time de Michael Andretti teria a opção de contar com motores da marca norte-americana – a tendência, porém, é de um apoio técnico, já que a equipe anunciou um acordo formal com a Renault em fevereiro de 2022.

A chegada da GM na Fórmula 1 com a marca Cadillac dependeria de uma adequação do projeto ao regulamento que a categoria adotará a partir de 2026. Além disso, a entrada da própria Andretti carece do aval da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que, por sua vez, aguarda o OK das dez equipes do atual grid.

No começo de janeiro, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, informou que busca manifestações de interesse de equipes em busca de vagas na F1. Para Michael Andretti, CEO da Andretti Global, o time da família tem condições de alinhar no grid no prazo proposto.

"O que a Andretti traz para a festa? Bem estamos trazendo uma das maiores montadoras do mundo conosco (…). Estou orgulhoso de termos a GM e a Cadillac conosco na busca por este objetivo. A GM e a Andretti compartilham um legado nascido do amor pelas corridas. Agora temos a oportunidade de combinar nossas paixões pelo automobilismo e a dedicação de inovar na construção de uma proposta verdadeiramente americana para a F1”, informou.

“Juntos, vamos continuar a seguir procedimentos e passos determinados pela FIA durante o processo de avaliação. Enquanto isso, continuamos a nos preparar com otimismo, caso tenhamos a sorte de a Andretti Cadillac seja aprovada como uma competidora da Fórmula 1”, completa Michael Andretti.

No Twitter, Ben Sulayem comemorou a parceira. “Dou as boas-vindas à parceria entre Cadillac e Andretti”, registrou o dirigente. “A FIA está ansiosa para mais discussões a respeito do processo de expressões de interesse no Campeonato Mundial de Fórmula 1.”

Notícias

Carregar mais