
A Aston Martin vai apresentar o carro para a temporada 2025 da Fórmula 1 no dia 23 de fevereiro, em um evento com transmissão online para fãs ao redor do mundo.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (5) pela equipe britânica, que publicará imagens do novo modelo em seus canais de comunicação.
O carro vai se chamar AMR25, seguindo o padrão adotado desde que a marca retornou à F1 em 2021: o AMR (em referência à AMR GP, nome oficial da empresa responsável pela escuderia) e o ano no qual ele é utilizado.
O projeto de 2025 ainda não conta com a participação inicial de Adrian Newey. O premiado projetista deixou a Red Bull para reforçar a equipe de Lawrence Stroll, mas só deve começar oficialmente na função em 3 de março, já de olho no projeto de 2026.
O modelo de 2025 também será o último da Aston Martin movido a motores Mercedes. A partir de 2026, o time passa a contar com unidades de potência fornecidas pela Honda.
A apresentação acontece cinco dias depois do evento marcado pela Fórmula 1 para apresentar todos os carros da temporada 2025. A tendência é que a Aston Martin faça como boa parte das concorrentes: apresente do carro de 2024 – no caso, o AMR24 – com atualização nas cores referente à próxima temporada.
O novo modelo deve passar por um shakedown no Circuito de Sakhir em 24 de fevereiro, com os titulares Fernando Alonso e Lance Stroll - o brasileiro Felipe Drugovich segue como piloto reserva. A pista do Bahrein receberá também a pré-temporada, entre os dias 26 e 28.
Em 2024, a Aston Martin foi a quinta colocada do Mundial de construtores com 94 pontos. Entre os pilotos, Alonso foi o nono (70 pontos), enquanto Stroll foi o 13º colocado (24).