O ano de 2025 marca o retorno de Galvão Bueno ao Grupo Bandeirantes de Comunicação. Sim, retorno – porque ele já passou antes pela Band.
Entre 1977 e 1980, Galvão foi narrador da Rede Bandeirantes de Televisão. E, entre vários eventos de destaque, foi a voz da temporada 1980 da Fórmula 1.
“Minha primeira Copa do Mundo narrada no local foi em 1978 na Argentina - na Band. Minha primeira temporada inteira de Fórmula 1, narrada, foi 1980 - na Band. Então, eu estou voltando para casa”, comemorou o locutor em vídeo nas redes sociais.
A temporada de 1980 foi a primeira em que todas as provas foram exibidas na TV brasileira. Na ocasião, Galvão Bueno se revezava na narração com Fernando Solera. Giu Ferreira era o comentarista.
Aquele ano terminou com o título de Alan Jones, da Williams, com 67 pontos. Foram os primeiros títulos da equipe de Frank Williams, tanto no Mundial de pilotos quanto no Mundial de construtores.
Foi também o ano da primeira vitória de Nelson Piquet, no Grande Prêmio dos Estados Unidos-Oeste, em Long Beach. O brasileiro da Brabham venceria ainda outras duas corridas naquele ano (Holanda e Itália) e terminaria o campeonato em segundo lugar, com 54 pontos.
A vitória de Piquet em Long Beach ficou marcada por outro motivo especial: foi o último pódio de Emerson Fittipaldi na F1. O bicampeão foi terceiro naquela prova com a Copersucar, e se aposentou no fim da temporada.