
Andrea Kimi Antonelli protagonizou um momento inusitado no começo de 2025: já confirmado como piloto titular da Mercedes na Fórmula 1, o jovem piloto italiano foi autorizado a dirigir enquanto cidadão nas ruas da Itália.
Isso porque Antonelli atingiu a idade mínima de 18 anos para dirigir carros nas ruas do país. Então, mesmo pilotando em categorias como Fórmula Regional Europeia (2023) e Fórmula 2 (2024), precisou passar no teste civil para tirar a carteira de motorista – e conseguiu.
Mas nem todo mundo conseguiu de primeira. O britânico Oliver Bearman, que será titular da Haas em 2025, lembrou o exame de direção que fez quando completou 17 anos (idade mínima exigida no Reino Unido), sendo reprovado. Na época, Bearman disputava a Fórmula 3.
“Felizmente, eu passei há alguns anos, já que você pode passar aqui com 17 anos – e não com 18, como na Itália. Eu passei de segunda”, contou o piloto, em entrevista coletiva nesta terça-feira (18) para o lançamento da temporada 2025 da F1, em Londres. “Eu não devia ter contado isso”, brincou.
Na ocasião, o novato da Haas – que também disputou a Fórmula 2 em 2024, a exemplo de Andrea Kimi Antonelli – não parou em uma placa de pare, o que fez com que fosse reprovado pelos avaliadores.
“Eu não passei reto, eu dei uma diminuída – só que deveria ter parado”, disse o novato, procurando uma justificativa. “Não temos isso nas pistas de corrida, então foi a primeira vez que vi uma placa dessas. É algo típico meu, típico de piloto de corrida. Eu achei que poderia passar no meu exame sem aulas, provavelmente foi o que deu errado”, argumentou.
Bandsports, Bandplay e Band.com.br transmitem o F1 75 Live, evento de lançamento da temporada 2025 da Fórmula 1, às 16h30 desta terça-feira (18).