Da 1ª vitória a última pole position: 5 curiosidades do Brasil no GP da Áustria

No ano do primeiro título mundial de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1, o piloto faturou a única vitória brasileira em uma corrida austríaca

Da 1ª vitória a última pole position: 5 curiosidades do Brasil no GP da Áustria
Red Bull Ring, palco do GP da Áustria
Fórmula 1/Site oficial

O campeonato da Fórmula 1 chega a 11° etapa com o GP da Áustria, disputado no circuito Red Bull Ring. Sendo a terceira prova a contar com a Sprint na temporada - China e Miami foram as etapas que receberam a corrida de tiro curto. 

Alguns pilotos brasileiros viveram momentos especiais na Áustria que valem a pena relembrar. Confira 5 curiosidades do GP deste fim de semana:

1 - A primeira e única vitória brasileira em Spielberg foi alcançada por Emerson Fittipaldi, que na época corria pela emblemática Lotus, em 1972. O triunfo aconteceu no ano em que o bicampeão mundial conquistou seu primeiro título.

2 - Nos anos 80, o Brasil conquistou cinco pódios no GP da Áustria. Quatro vezes com Nelson Piquet, com os terceiros lugares em 1981 e 1983 pela Brabham; ano seguinte, pela mesma equipe, faturou a segunda posição. E em 1987, pela Williams, também foi vice. Já Ayrton Senna, foi o segundo colocado na corrida de 1985, pela Lotus.

3 - O feito só se repetiu em 2002 com Rubens Barrichello. Justamente na polêmica corrida que na última volta, no episódio que ficou eternizado como “Hoje não, hoje sim”. Com a bandeira quadriculada a vista, Barrichello recebeu ordens da Ferrari para deixar Michael Schumacher ultrapassá-lo. O brasileiro foi prejudicado e o episódio repercutiu de forma negativa, porém,  foi a partir deste dia que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), urgentemente, promoveu mudanças no regulamento para impedir tal prática.

4 - A última pole position do Brasil na Fórmula 1 também aconteceu no Red Bull Ring, e foi conquistada por Felipe Massa, em 2014, pela Williams. O bom desempenho diante dos erros dos adversários, favoreceu Massa, porém o brasileiro não conseguiu converter a pole em vitória, que ficou com Nico Rosberg, com o então poderoso carro da Mercedes. 

5 - Foi na corrida austríaca de 2000 que Luciano Burti estreou na Fórmula 1, pela Jaguar. O brasileiro substituiu o irlandês Eddie Irvine que passou mal de sexta-feira para sábado. Já no domingo, o carro quebrou a caminho da formação do grid. Burti, que na ocasião era 21° colocado, precisou largar dos boxes e terminou a prova em 11° lugar.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais