Como anúncio de Colapinto na Alpine coloca em xeque permanência de Jack Doohan na Fórmula 1

Assento de piloto australiano já estaria com os dias contados com a chegada do argentino à equipe francesa

Da redação

Como anúncio de Colapinto na Alpine coloca em xeque permanência de Jack Doohan na Fórmula 1
Como anúncio de Colapinto na Alpine coloca em cheque permanência de Jack Doohan na Fórmula 1
Reprodução

A Alpine anunciou Franco Colapinto como piloto de testes do time, nesta quinta-feira (9), após chegar a um acordo com a Williams. O piloto de 21 anos assumirá o posto ao lado de Paul Aron e Ryõ Hirakawa, bicampeão da WEC. 

Com a ida de Esteban Ocon para a Haas, Jack Doohan foi anunciado como piloto titular da Alpine ainda agosto do ano passado. Porém, com dois meses para o início da temporada da Fórmula 1, o australiano já pode estar com os dias contados na categoria.

A contratação de Colapinto pode ser vista como um óbvio aviso para Doohan: se o piloto australiano não entregar resultado durante a temporada, o argentino estará logo ali para substituí-lo. E um sinal já foi dado por gente importante da Alpine.

Dois novatos na Fórmula 1

O argentino de 21 anos vem agradando desde que estreou na categoria, no GP da Itália, no dia 1º de setembro de 2024. Não à toa, Colapinto foi uma das grandes atrações do GP de São Paulo de 2024. Diversos argentinos “invadiram” Interlagos para acompanhar o representante sul-americano no grid da F1.

Colapinto é relativamente menos experiente que Doohan, mas chegaria à Alpine com mais ‘bagagem’ do que o australiano. O argentino também conta com diversos patrocinadores, sem contar com o enorme crescimento de popularidade da Fórmula 1 na Argentina com a chegada do piloto no grid.

Jack Doohan é filho do pentacampeão mundial na categoria 500 cilindradas de motovelocidade, Mick Doohan. Diferente do pai, o australiano de 21 anos decidiu ir para o mundo das quatros rodas. 

Doohan também é o primeiro piloto da Alpine Academy a conseguir um assento na F1. No currículo, o piloto é vice-campeão da Fórmula 3, conquistou seis vitórias na F2 em dois anos e já completou mais de cinco mil quilômetros em testes com a equipe francesa. 

Consultor da Alpine já pensa na substituição 

O próprio Flavio Briatore, controverso ex-chefe de equipes na F1, que atualmente é consultor da equipe Alpine, admitiu em entrevista ao jornal Le Parisien, em dezembro de 2024, que tinha interesse em colocar Colapinto no lugar de Doohan.

“Todo mundo trabalha para apenas duas pessoas. E se há um piloto que não está progredindo, que não está trazendo resultados, ele será mudado”, disse o italiano. 

Em meio a especulações, Briatore disse que a equipe pode trocar titular caso resultados sejam ruins e que o piloto não justique o carro na pista. 

“É o piloto quem tem que terminar o trabalho feito por quase mil pessoas por trás dele”, finalizou Briatore.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais