
A Alpine anunciou nesta terça-feira (12) o indiano Kush Maini como piloto reserva da equipe na temporada 2025 da Fórmula 1.
Maini é integrante da academia de formação de pilotos da Alpine desde o fim de 2023. Em 2025, ele disputará pelo terceiro ano seguido a Fórmula 2, agora como piloto da Dams. Em 2024, ele foi companheiro de equipe de Gabriel Bortoleto na Invicta.
“Desde que cheguei à academia da Alpine antes do ano passado, fui incrivelmente bem recebido por toda a família Alpine, e sou muito grato a Flavio (Briatore, consultor executivo da Alpine) e a Oliver (Oakes, chefe de equipe) pelo contínuo apoio. Estou ansioso para ter mais tempo de pista com um carro de Fórmula 1 neste novo papel, para fortalecer o que já aprendi com o time em 2024. Estou muito animado para começar neste novo papel o mais cedo possível, mas por enquanto meu foco é minha terceira temporada da Fórmula 2, começando neste fim de semana na Austrália”, comemorou Maini.
Com o anúncio do indiano, a Alpine passa a ter quatro pilotos de testes em 2025. O argentino Franco Colapinto, o estoniano Paul Aron e o japonês Ryo Hirakawa também se dividirão nas funções.
Entre outras tarefas, Kush Maini deverá pilotar no simulador da equipe, em Enstone, para coletar dados do carro de 2025. Além disso, deverá participar de TPCs, de forma a se adaptar a carros utilizados pelo time em anos anteriores na F1 – segundo o regulamento, os modelos dos TPCs devem ter sido usados há no mínimo dois anos e no máximo há cinco.
“Kush impressionou a equipe com seus desempenhos em TPCs e com seus resultados na Fórmula 2, por isso trabalhamos com ele e esperamos que ele continue a fazê-lo em 2025. Sua função mais ampla nos permitirá expandir nosso pool de talentos, que fornecerá apoio e recursos para todo o time ao longo desta temporada”, acrescentou Julian Rouse, diretor da academia da Alpine.