Fórmula 1

Primeira vitória de Schumi na Ferrari marcou GP da Espanha; veja curiosidades

Circuito de Barcelona foi palco de triunfo épico de Michael Schumacher em condições de chuva extrema, em 1996

Da redação

Primeira vitória de Schumi na Ferrari marcou GP da Espanha; veja curiosidades
Reprodução/F1/X

O Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, palco da 10ª corrida de 2024, é mais do que uma simples corrida; é um capítulo rico em histórias e momentos que moldaram a Fórmula 1 ao longo dos anos. Desde suas origens, em 1951, até as corridas emocionantes no Circuito de Barcelona-Catalunha, a prova espanhola foi palco de momentos importantes na categoria.

 Confira 10 curiosidades e momentos marcantes do GP da Espanha:

  1. Primeiro GP da Espanha: O primeiro Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 foi realizado em 1951 no Circuito de Pedralbes, em Barcelona. Juan Manuel Fangio conquistou a vitória.
  2. Tragédia de 1975: O GP da Espanha de 1975 em Montjuïc, Barcelona, foi marcado por uma tragédia. Durante a corrida, realizada na marra em meio a discussões por falta de segurança, um acidente fatal envolvendo Rolf Stommelen resultou na morte de cinco espectadores, levando ao fim o uso do circuito de Montjuïc.
  3. Também em 1975, momento marcante para as mulheres na F1: Foi na Espanha, em 1975, que uma mulher pontuou pela primeira (e única) vez na história da F1. Lella Lombardi terminou a corrida na sexta colocação e fez um ponto, que acabou virando meio pelo fato de a corrida ter sido interrompida em função de um grave acidente que terminou com quatro mortos.
  4. Ayrton Senna vs. Nigel Mansell: Em 1991, Ayrton Senna e Nigel Mansell protagonizaram uma batalha épica em Barcelona, na primeira corrida no circuito espanhol. Mansell realizou uma ultrapassagem em Senna que ficou eternizada na história após ambos dividirem a reta principal com poucos centímetros de se tocarem eu uma das imagens mais marcantes da Fórmula 1.
  5. Primeira vitória de Schumacher pela Ferrari, em condições de chuva: O GP da Espanha de 1996, realizado em Barcelona, marcou um momento histórico para Michael Schumacher e para a Ferrari. Sob condições de chuva extrema, Schumacher conquistou sua primeira vitória pela equipe italiana, mostrando habilidade excepcional no molhado após cair de terceiro para quinto largada.
  6. Diversidade de Circuitos: Ao longo dos anos, o GP da Espanha foi realizado em diversos circuitos, incluindo Jarama, Montjuïc, Jerez e Valencia, além do atual em Barcelona-Catalunha, refletindo a evolução e a expansão do esporte na Espanha.
  7. Triunfo de Fernando Alonso: Em 2006, Fernando Alonso tornou-se o primeiro espanhol a vencer em casa, em Barcelona, desde a criação do campeonato mundial de Fórmula 1. Com uma performance dominante pela Renault, Alonso largou da pole e imprimiu um ritmo que não deu chances para o então heptacampeão Schumacher alcançá-lo, terminando 18 segundos à frente do alemão. Também foi lá onde Alonso conquistou sua última vitória, na edição de 2013 da corrida, ainda pilotando pela Ferrari.
  8. Corrida maluca em 2012: foi o ano em que Pastor Maldonado, mais conhecido pelos acidentes bizarros do que por feitos e recordes, conquistou sua única vitória na F1, que também foi a última vitória da Williams, em 2012. O triunfo foi seguido por um incêndio misterioso, mas que acabou sem feridos.
  9. A primeira vitória do fenômeno Verstappen: foi em Barcelona que Max Verstappen conquistou sua primeira vitória na F1 e também a primeira pela Red Bull, em 2016. O triunfo só foi possível porque Lewis Hamilton e Nico Rosberg, da Mercedes, se embolaram e abandonaram a corrida na primeira volta.
  10. Fim da chicane controversa: o traçado de Barcelona mudou para 2023. Não há mais a chicane no terceiro setor, recurso que era usado desde a temporada 2006 para tentar juntar o grid, mas que acabou tendo um efeito contrário. 
     

Programação do GP da Espanha de F1

Sexta-feira, 21 de junho

  • 8h20 - Treino livre 1 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
  • 11h50 - Treino livre 2 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)

Sábado, 22 de junho

  • 7h20 - Treino livre 3 (Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
  • 10h30 - Classificação (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)

Domingo, 23 de junho

  • 9h - Corrida (Band, Bandsports, Band.com.br, Bandplay, Rádio Bandeirantes e Bandnews FM)

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais