De praça em Moscou a Spice Girls: relembre lançamentos inusitados da Fórmula 1

Muito antes do primeiro evento de apresentação das pinturas no F175, as equipes tinham suas próprias formas de lançarem os carros para o mundo

Da redação

De praça em Moscou a Spice Girls: relembre lançamentos inusitados da Fórmula 1
Lançamento do carro da Sauber de 2004 com Felipe Massa e Giancarlo Fisichella
Fórmula 1

O evento de apresentação da temporada de 2025 da Fórmula 1 acontece no próximo dia 18 e será a primeira vez na história que as equipes do grid irão apresentar suas pinturas juntas. 

A cerimônia terá transmissão do Bandsports, Bandplay e Band.com.br ao vivo, a partir das 16h30.

Nos últimos anos, as equipes apenas apresentam os seus carros na frente da garagem de algum circuito em que estão testando ou apenas fazem uma pequena “festa”. Porém, durante os anos 90 e o começo dos 2000, a Fórmula 1 viveu o seu auge das apresentações inusitadas e glamorosas. 

McLaren e Spice Girls 

O ano de 1997 foi um novo amanhecer para a McLaren, que abandonava a icônica pintura vermelha e branca da parceria com a Marlboro e iniciava a sua longa jornada com o prata e preto da West. Com isso, a equipe inglesa lançou o MP4/12 em uma revelação chamativa no Alexandra Palace de Londres.

Nada mais nada menos que um show das Spice Girls e de Jamiroquai ao lado de David Coulthard e Mika Hakkinen.

Sauber e SugaBabes 

O modelo C23 da Sauber foi apresentado em 2004, na cidade de Salzburg, na Áustria, e contou com mais um grande show para ser mostrado ao mundo. O carro chegou ao palco sem as rodas e as integrantes da banda apareceram vestidas de mecânicas da equipe para realizar um pequeno pit stop. Naquele ano, a equipe contou com Felipe Massa e Giancarlo Fisichella como os principais pilotos do time suíço. 

Benetton em Veneza

Veneza é mundialmente famosa pelos seus canais e por que não lançar um carro de Fórmula 1 em cima de uma gôndola? Bem, foi exatamente isso que a Benetton pensou em 2001. 

Com a Renault pronta para assumir a equipe em 2002, o lançamento do último carro da equipe na Fórmula 1 tinha que ser histórico. Com isso, a família Benetton reservou o principal pedaço de propriedade imobiliária de Veneza, a Piazza San Marco, por US$ 500.000 para exibir a pintura azul suave do B201.

Jordan no Aeroporto de Bruxelas, na Bélgica

Para a temporada de 2002 da Fórmula 1, Eddie Jordan assinou um acordo com a DHL como patrocinadora. O chefe da equipe não deixou a oportunidade passar e em fevereiro do mesmo ano, uma série de jornalistas de F1 se encontraram nos arredores do Aeroporto de Bruxelas, na Bélgica, e no hangar principal da empresa de entregas. 

No meio do evento, uma entrega urgente chega para o Sr. Jordan. Um Airbus A300 com pintura da DHL entra no hangar e o deixa a preciosa carga: o EJ12 Challenger.

Jordan na Praça Vermelha, em Moscou 

A Jordan apresentou o seu carro para a temporada de 2004 na histórica Praça Vermelha de Moscou. Ao som de uma banda militar local, o EJ15 foi apresentado para o mundo com temperaturas baixíssimas e um pouco de neve. 

A decisão da equipe de lançar seu novo carro na Rússia foi devido ao empresário canadense nascido no país europeu, Alex Shnaider, que havia comprado a equipe de Eddie Jordan no final de 2003. 

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais