A classificação para o GP do Canadá, deste sábado (08), ficou marcada pelo mesmo tempo marcado entre George Russell e Max Verstappen para a pole position.
Ambos os pilotos marcaram 1:12.000. Só que a dúvida que fica é: Por que Russell ficou com a pole mesmo com tempo igual ao de Verstappen?
Com seis minutos faltando para o fim da classificação, Russell marcou a volta mais rápida da classificação, assumindo a pole provisoriamente até aquele momento.
No final do Q3, com o cronômetro zerado, Verstappen cruzou a linha de chegada e marcou os mesmo 1:12.000 que o piloto da Mercedes, porém a pole ainda se manteve com Russell. Isso acontece porque o piloto inglês foi o primeiro a registrar o tempo.
A Fórmula 1 possui ainda o quarto digito da cronometragem, mas isso não é utilizado pela categoria como critério de desempate. O primeiro piloto que marca a pole, ficará com ela garantida mesmo que outro corredor faça o mesmo tempo.
O caso mais emblemático, e a última vez que aconteceu, de um empate para a pole ocorreu no GP da Espanha de 1997. Só que naquela prova, o empate ocorreu entre três pilotos.
Jacques Villeneuve, Michael Schumacher e Heinz-Harald Frentzen marcaram o mesmo tempo de 1:21.072. Só que a pole acabou ficando com o piloto da Williams, pois foi o primeiro a cruzar a linha de chegada.