
Sergio Pérez foi punido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por ultrapassar os limites de pista no Q2 da classificação do GP da Áustria, nesta sexta-feira. Como a direação de prova deixou para investigar o lance após a sessão, o mexicano participou do Q3 e garantiu o quarto lugar.
A punição, que foi a exclusão da volta em questão e todas as outras anotadas em diante, colocam o piloto no 13º lugar no grid da Sprint deste sábado, já que o último tempo válido do mexicano foi suficiente para essa colocação.
A direção de prova foi muito criticada por investigar o lance somente após a classificação, já que se a volta do mexicano tivesse sido deletada na hora, Pierre Gasly, que foi o 11º no Q2, teria avançado ao Q3, com chances de garantir uma melhor posição de largada.
A FIA alegou que não tinha como investigar o lance na hora em função da quantidade de grande carga de coisas para fazer naquele exato momento, mas que o vídeo foi claro e que o time admitiu a infração.
Enquanto a Red Bull Racing alegou que não levou vantagem com a saída de pista, a FIA alegou que a regra quebrada não foi a de “levar uma vantagem duradoura ao sair da pista”, mas a de “deixar a pista sem justificativa plausível”, outra parte da mesma regra.