Fórmula 1

Mercedes levou fã vítima de assédio para conhecer instalações da equipe

Diversos relatos de racismo, xenofobia, homofobia e assédio sexual foram feitos durante o fim de semana do GP da Áustria

Da redação

Fãs no GP da Áustria de F1
Fãs no GP da Áustria de F1
F1

A Mercedes convidou uma fã, vítima de de assédio por parte de torcedores de Max Verstappen, para conhecer as instalações da equipe alemã no GP da Áustria. Toto Wolff comentou o caso, que ganhou grande repercussão antes da largada da corrida deste domingo. 

"Descobrimos o que aconteceu e isso é muito errado. Precisa acabar. Se você é fã de F1, qualquer que seja o time ou o piloto, você não pode ser racista, sexista ou homofóbico, porque você não serve para a F1 e nós não queremos você aqui", dispara Wolff. 

Diversos relatos nas redes sociais têm registrado episódios de assédio contra torcedoras presentes no Red Bull Ring. O público também aponta para casos de racismo, xenofobia e ataques a públicos LGBTQIA+. A fã convidada pela Mercedes teve o vestido levantado por um grupo de torcedores de Verstappen. 

“Eu estava de vestido ontem e um grupo de cinco fãs holandeses de Max (Verstappen) levantou meu vestido. Quando eu os confrontei, eles disseram que fãs de Hamilton não merecem nenhum respeito”, descreveu uma mensagem recebida por uma seguidora do perfil @teamlhnetherlandss no Instagram.

Apesar de condenar os atos de assédio, o chefe da Mercedes disse que é importante evitar generalizações. 

Precisamos ter cuidado. Não é porque alguns bêbados idiotas ainda não compreenderam como o mundo funciona que vamos condenar 99% dos fãs que vem aqui. Sempre teremos esses idiotas por aqui, mas torço para que tenhamos feito um bom show para o restante e para aqueles que viram de casa. 

Dona do circuito, Red Bull se manifesta

"Enquanto todos nós aproveitamos o apio da maioria dos fãs em Spielberg neste fim de semana, estamos chocados em saber de comportamentos completamente inaceitáveis nas arquibancadas e no camping. Torcemos para que a segurança e as autoridades lidem com isso, pois não há lugar para isso no automobilismo ou na sociedade. Valorizamos inclusão e queremos um lugar seguro para nossos fãs curtirem o esporte"

Comportamento inaceitável

Nas redes sociais, a Fórmula 1 publicou uma nota informando estar ciente do caso e classificando os comportamentos como “inaceitáveis”. No entanto, não há orientações a torcedores e torcedoras que sejam alvos de assédio.

“Fomos comunicados que alguns fãs têm sido alvo de comentários completamente inaceitáveis por parte de terceiros no Grande Prêmio da Áustria”, diz o texto.

“Levamos estas questões muito a sério, discutimos elas com os promotores do evento e com a segurança, e iremos conversar com aqueles que relataram os incidentes.”

“Este tipo de comportamento é inaceitável e não será tolerado”, conclui a nota.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais