Fórmula 1

Verstappen pode ser campeão de 2022 da F1 já em Singapura; veja como

Holandês pode ser campeão com cinco corridas de antecedência para o fim da temporada

Da redação

Max Verstappen no GP da Itália
Max Verstappen no GP da Itália
Red Bull Racing

Com mais uma vitória em 2022, no GP da Itália, Max Verstappen chegou aos 335 pontos e abriu 116 de vantagem para Charles Leclerc, o vice-líder. Com o resultado, o piloto da Red Bull pode se consagrar bicampeão da F1 já no GP de Singapura, com cinco corridas de antecedência. 

Para isso, o holandês precisa vencer, conquistar o ponto de volta mais rápida e torcer para que Leclerc não chegue em uma posição melhor que o oitavo lugar. Neste cenário, o holandês chegaria aos 361 pontos, enquanto Leclerc faria 223. 

A diferença entre os dois chegaria aos 138 pontos, que é a pontuação disponível nas últimas cinco etapas de 2022 (considerando vitória em todas as provas, os pontos de volta mais rápida e os oito pontos de vitória da Sprint em Interlagos). 

Mesmo que Leclerc conquiste todos os 138 pontos disponíveis, o piloto da Ferrari empataria com Verstappen, que levaria vantagem o critério de desempate pelo número de vitórias. 

Um outro cenário possível é Verstappen vencer sem ponto de volta mais rápida. Nesse caso, Leclerc não poderia chegar em uma posição melhor que o 9º lugar, com ou sem ponto de volta mais rápida. Se chegar em segundo, Max deixa escapar a chance de levantar a taça em Singapura. 

Vale ressaltar que o título antecipado de Max em Singapura também depende da corrida de Sergio Pérez. O mexicano não pode terminar no pódio. Precisa receber a bandeira quadriculada na quarta colocação ou pior (com ou sem volta mais rápida). 

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais