A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a Fórmula 1 anunciaram mudanças no regulamento da categoria, que devem vigorar a partir de 2025.
A principal delas é uma mudança no sistema de pontuação: a volta mais rápida deixará a valer um ponto. A bonificação entrou em vigor em 2019 e só era válida se a marca fosse atingida por um piloto que terminou entre os 10 primeiros colocados da prova em questão.
Além disso, a partir de 2025, cada equipe precisará escalar jovens pilotos para treinos livres pelo menos duas vezes por carro ao longo do ano, totalizando quatro treinos na temporada. Até 2024, a exigência é de um treino em cada carro, totalizando duas sessões no ano.
As novidades são parte das mudanças que a F1 adotará para a temporada de 2026, quando a categoria terá um novo regulamento técnico. A ideia da FIA é tornar a competição mais sustentável dos pontos de vista econômico e ambiental.
“As mudanças de regras para a Fórmula 1 em 2026 irão garantir que o esporte permaneça financeiramente robusto e com grande relevância automobilística, assim como a introdução de medidas de segurança atualizadas que não comprometerão a empolgação das corridas”, comemorou Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, após o encontro da entidade nesta quinta-feira (17).