
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou, nesta sexta-feira (31), novas regras para reprimir o uso das asas flexíveis nos carros da Fórmula 1. Os teste mais rígidos da asa traseira serão implementados no início da temporada, e os testes dianteira serão introduzidos a partir do GP da Espanha.
A medida vem como uma “surpresa”, pois a FIA já havia anunciado durante a temporada de 2024, que estava satisfeita com os testes nas asas traseiras e dianteiras. Com as novas medidas, as asas poderão se mover apenas dez milímetros, não mais 15 milímetros, e o método de medição será modificado.
As novas medidas estavam previstas para serem implementadas a partir GP da Emília-Romanha, mas a mudança foi adiada para dar mais tempo as equipes mais tempo para adaptar seus carros.
A FIA pretende acabar com essa “vantagem” que as equipes podem achar com pequenas brechas no regulamento. A Mercedes e a McLaren foram os principais times que se aproveitam da flexividade das asas na temporada de 2024.