
A Mercedes W196R, pilotada por Juan Manuel Fangio e Sterling Moss em 1955, foi leiloada neste sábado (01), por US$ 53.917.370 (cerca de R$ 314 milhões). Com isso, o modelo se tornou o carro de Fórmula 1 mais caro da história, e o segundo veículo mais caro do mundo, perdendo apenas para a Mercedes-Benz 300 SLR.
O carro foi usado por Juan Manuel Fangio na vitória do GP da Argentina de 1955 e, também, por Stirling Moss para fazer a volta mais rápida do GP da Itália daquele ano (também vencido por Fangio). O carro foi tirado de ação no mesmo ano, quando a Mercedes deixou o mundo das corridas após um gravíssimo acidente nas 24 Horas de Le Mans.
O carro foi doado pela Mercedes-Benz ao museu de Indianápolis em 1965, que ocasionalmente exibia o modelo ou o enviava para eventos automotivos pelo mundo. Após 60 anos, o W196R foi colocado a leilão para auxiliar no financiamento de reforma do museu.
O recorde anterior de vendas de um carro de Fórmula 1 já era de um Mercedes W196R, mas em uma versão de 1954 com rodas as rodas expostas.