Fórmula 1

FIA multa Williams por violar regulamento de orçamento na temporada 2021

Equipe foi punida por não enviar documentação dentro do prazo; posteriormente, situação foi resolvida

Da redação

Equipe foi punida por não enviar documentação dentro do prazo
Equipe foi punida por não enviar documentação dentro do prazo
Williams Racing

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta terça-feira (7) uma multa à Williams por atrasar o envio de documentos referentes ao cumprimento do teto orçamentário da temporada 2021 da Fórmula 1. A equipe é a primeira do grid da categoria a receber tal punição, já quitada.

O time de Grove já havia comunicado à entidade que não conseguiria cumprir o prazo para o envio de documentos, que poderiam ser remetidos até 31 de março. O atraso foi confirmado pelas partes em abril e tornado público nesta terça-feira por um ABA (sigla em inglês para Acordo de Violação Aceita), com data original de 19 de maio.

Conforme informado pela FIA, a Williams se comprometeu a enviar até 31 de maio a documentação referente ao ano de 2021. Além disso, teve de pagar os custos do acordo, além de uma multa de U$ 25 mil – cerca de R$ 123 mil em valores atuais.

“A Williams respondeu à notificação aceitando que havia cometido uma violação processual e explicando as medidas tomadas para tentar evitar essa violação”, informa a FIA em seu comunicado.

“Tendo considerado a explicação de Williams e dado em particular que a violação processual foi voluntariamente divulgada pela Williams antes do prazo para relatórios do ano completo, de 31 de março de 2022, e a Williams cooperou totalmente na tentativa de remediar a violação, a Administração do Teto Orçamentário considerou apropriado oferecer à Williams um ABA para resolver a violação nos termos estabelecidos abaixo. Essa oferta foi aceita por Williams.”

A FIA alertou ainda que o descumprimento de qualquer termo do acordo resultaria em nova violação – o que não chegou a acontecer.

“A Administração do Teto Orçamentário confirma que, na data deste documento, a Williams, dentro do prazo especificado, corrigiu a violação do procedimento, pagou a multa financeira e os custos incorridos pela Administração do Teto Orçamentário em conexão com a preparação do ABA”, concluiu o documento.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais