Fórmula 1

Fórmula 1: Aos 79 anos, morre a lenda Frank Williams

Lenda da Fórmula 1, Frank Williams fundou uma das mais bem-sucedidas equipes do automobilismo

Da Redação

Frank Williams, lenda da Fórmula 1
Frank Williams, lenda da Fórmula 1
Fórmula 1

O mundo da Fórmula 1 e do automobilismo amanheceu de luto. Faleceu neste domingo, 28, o empresário, chefe e fundador da equipe Williams, Frank Williams.

A informação foi dada pela equipe inglesa nas redes sociais. A causa da morte não foi confirmada. Frank Williams tinha 79 anos e deixa três filhos.

Leia o comunicado na integra:

“É com grande tristeza que, em nome da família Williams, a equipe confirma a morte do Sir Frank Williams, fundador e ex-chefe de equipe da Williams Racing, aos 79 anos. Depois de dar entrada no hospital na sexta-feira, Sir Frank faleceu em paz nesta manhã, cercado por sua família. Hoje, prestamos homenagem ao nosso líder muito amado e inspirador. Frank fará muita falta. Solicitamos que todos os amigos e colegas respeitem os desejos de privacidade da família Williams neste momento”, disse a equipe Williams em comunicado nas redes sociais, assinado por Jost Capito, CEO da Williams.

Quem foi Frank Williams

Frank Williams nasceu em South Shields no dia 16 de abril de 1942. Era piloto, mas não teve uma carreira muito longa. Fundou a Frank Williams Racing Cars em 1966, competindo pela Fórmula 2 e 3.

Estrou com a Frank Williams Racing Cars na Fórmula 1 em 1969, no Grande Prêmio da Espanha. A equipe disputou 79 corridas, sem grandes resultados.

A Frank Williams Racing Cars foi vendida para o canadense Walter Wolf no ano de 1976, que renomeou a equipe para Wolf-Williams Racing e, posteriormente, para Walter Wolf Racing.

Em 1977, Frank Williams fundou uma das mais tradicionais equipes da Fórmula 1, a Williams Grand Prix Engineering, junto com o Patrick Head.

Ao todo a Williams conquistou nove mundiais de construtores e sete vezes campeão do mundial de pilotos, sendo um deles o tricampeonato do piloto brasileiro Nelson Piquet, em 1987.

Em 1986, Frank sofreu um acidente de carro, na França, e, desde então, se locomovia por uma cadeira de rodas.

Foi nomeado Comendador da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth, e posteriormente cavaleiro, em 1999.

Notícias

Carregar mais