Você sabia? Galvão temeu perder o emprego após primeira corrida como narrador de Fórmula 1

Galvão Bueno e Reginaldo Leme iniciaram parceria no GP da África do Sul de 1982, marcado por confusão da dupla

Da redação

A parceria entre Galvão Bueno e Reginaldo Leme na Fórmula 1 é antiga. Mas a primeira corrida ao vivo dos dois juntos foi marcada por uma deliciosa confusão.

A situação aconteceu no Grande Prêmio da África do Sul de 1982, o primeiro da temporada em questão - e o primeiro de Galvão como narrador de F1 na Rede Globo. Na ocasião, Alain Prost (Renault) venceu, com Carlos Reutemann (Williams) em segundo e René Arnoux (Renault) em terceiro.

Prost largou em quinto, mas demonstrou um ritmo competitivo desde o começo e assumiu a liderança na 13ª volta ao superar Arnoux. A primeira posição só foi ameaçada na 41ª volta, quando o futuro tetracampeão teve problemas com um furo no pneu traseiro esquerdo e precisou de um pit stop.

René Arnoux voltou à liderança, mas Alain Prost deixou os boxes e começou a se recuperar - até que ultrapassou de novo o companheiro de equipe na volta 64 (de um total de 77) e não perdeu mais, vencendo a prova.

Só que Galvão e Reginaldo demoraram a perceber. Sem os mesmos recursos tecnológicos de hoje em dia, os dois acharam que Prost tinha ficado várias voltas para trás, e que apenas estava diminuindo o prejuízo ao ultrapassar - ainda como retardatário - os outros pilotos.

“O Prost entrou (nos boxes), passou na frente da gente para trocar o pneu – e a câmera não mostrou ele voltando. Nós tínhamos certeza, como ele estava passando os outros, de que ele estava tirando volta. (Mas) ele passou para primeiro e ficou”, contou Galvão em bate-papo com Reginaldo durante recepção na Band na noite desta quinta-feira (20).

Nas voltas finais, os dois conseguiram entender o que estava acontecendo e narraram a vitória de Alain Prost em Kyalami. Mas Galvão Bueno admite que pensou que a situação custaria a ele o emprego na Rede Globo.

“Nós passamos a volta inteira do voo da África do Sul, eu tinha certeza de que nós dois estávamos demitidos”, contou Galvão.

“Eu, não. Você que errou”, brincou Reginaldo.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais