Fórmula 1

Alonso chega em terceiro, supera punição confusa e conquista 100º pódio na F1

George Russell chegou a herdar terceiro lugar, mas posições foram posteriormente restituídas

Da redação

Alonso chega em terceiro, supera punição confusa e conquista 100º pódio na F1
George Russell chegou a herdar terceiro lugar, mas posições foram restituídas
Rula Rouhana/Reuters

O terceiro lugar no Grande Prêmio da Arábia Saudita deu a Fernando Alonso o 100º pódio na carreira como piloto de Fórmula 1. Mas até que pudesse ser comemorado, o resultado passou por muita incerteza e confusão.

O espanhol da Aston Martin acabou inicialmente punido pela direção de prova por uma irregularidade no cumprimento de outra punição. Assim, acabou caindo para o quarto lugar – George Russell, da Mercedes, herdou a terceira posição. A decisão acabou posteriormente revista, restituindo aos dois pilotos os resultados conquistados na pista.

A história da punição começou logo na largada. Alonso era o segundo do grid, mas parou o carro na posição errada após a volta de apresentação. Os comissários avaliaram as imagens e determinaram que ele cumprisse cinco segundos de pena em uma parada nos boxes.

Ao parar para a troca de pneus na volta 18, Alonso cumpriu a punição. Os mecânicos da Aston Martin não puderam mexer no carro do bicampeão durante o período pré-determinado. Só então é que a troca de pneus foi feita.

Daí em diante, o espanhol fez uma corrida segura, cruzando a linha de chegada na terceira colocação, com uma vantagem de 5.1 segundos para George Russell. O britânico, no entanto, foi avisado via rádio nas últimas voltas que Alonso poderia ser novamente punido.

Alonso chegou a ir ao pódio comemorar o resultado. George Russell só soube que havia ganhado o terceiro lugar ao ser avisado pela repórter Mariana Becker, da Band, durante entrevistas.

“O quê?”, perguntou um incrédulo Russell. “OK, eu estou no pódio agora”, celebrou.

Mais tarde, no Twitter, Russell posou com o troféu, mas fez questão de elogiar os rivais.

“Fernando e a Aston Martin mereceram o pódio hoje, mas estou muito feliz de conquistar nosso primeiro troféu na temporada, e super orgulhoso pelo trabalho duro que a equipe tem feito. Vamos continuar acelerando”, registrou o jovem na rede social.

Alonso, por sua vez, disse que a punição “não machuca muito”. “Fui ao pódio, tirei fotos, peguei o troféu e bebi o champanhe. (Só) fica feio para a FIA, que teve 35 voltas para aplicar a punição”, ironizou.

Horas depois, no entanto, a punição foi cassada. A ação dos mecânicos no pit stop foi avaliada tanto pelo Centro de Operações Remotas da FIA quanto pelo controle de corrida, e as duas avaliações foram favoráveis ao espanhol. No Twitter, a Aston Martin comemorou.

Com o resultado em Jedá, Alonso é o terceiro colocado do Mundial de pilotos, com 30 pontos. Russel é o sexto, com 18. Max Verstappen (Red Bull) lidera o campeonato, com 44 pontos.

Notícias

Carregar mais