Fórmula 1

Público relata assédio e racismo no GP da Áustria; Fórmula 1 repudia

Relatos nas redes sociais apontam mulheres como principais alvos no Red Bull Ring

Da redação

Relatos nas redes sociais apontam mulheres como principais alvos no Red Bull Ring
Relatos nas redes sociais apontam mulheres como principais alvos no Red Bull Ring
F1

Diversos relatos nas redes sociais têm registrado episódios de assédio contra torcedoras presentes no Red Bull Ring para o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1. O público também aponta para casos de racismo, xenofobia e ataques a públicos LGBTQIA+.

“Eu estava de vestido ontem e um grupo de cinco fãs holandeses de Max (Verstappen) levantou meu vestido. Quando eu os confrontei, eles disseram que fãs de Hamilton não merecem nenhum respeito”, descreveu uma mensagem recebida por uma seguidora do perfil @teamlhnetherlandss no Instagram.

“A coisa não melhorou muito hoje, mas ao menos estão apenas tirando fotos de mim e tirando fotos de meu casaco – é personalizado, então mesmo se você olhar apenas para as cores, vai saber claramente quem eu apoio. Nunca mais compareço ao GP da Áustria de novo”, completa.

No Twitter, há vários registros. “Eu passei pela arquibancada – assobios, gritos e cantadas até que passei por toda a arquibancada. É como se nunca tivessem visto uma mulher”, descreve a conta @superIicense.

“O comportamento tem sido... Decepcionante. Minhas expectativas eram baixas, mas caramba – ofensas racistas, homofóbicas, cantadas, conversas inapropriadas, toques, e a lista vai longe”, reforça @formulena.

“Eu te entendo total e completamente. Estou no circuito também e vi coisas horríveis. A garota que vende sorvetes (que está TRABALHANDO) é assediada por velhos bêbados sem pausa. É horrível”, descreveu @vettelsunshine.

Comportamento inaceitável

Nas redes sociais, a Fórmula 1 publicou uma nota informando estar ciente do caso e classificando os comportamentos como “inaceitáveis”. No entanto, não há orientações a torcedores e torcedoras que sejam alvos de assédio.

“Fomos comunicados que alguns fãs têm sido alvo de comentários completamente inaceitáveis por parte de terceiros no Grande Prêmio da Áustria”, diz o texto.

“Levamos estas questões muito a sério, discutimos elas com os promotores do evento e com a segurança, e iremos conversar com aqueles que relataram os incidentes.”

“Este tipo de comportamento é inaceitável e não será tolerado”, conclui a nota.

Entre as equipes, a Aston Martin também se manifestou. O time inglês apoiou a nota da F1 e criticou os comportamentos relatados.

“Estamos felizes por ver que a Fórmula 1 está tomando ações contra o abuso de fãs no circuito do GP da Áustria. Este comportamento inaceitável não tem lugar em nosso esporte”, registra a escuderia verde.

“Todo mundo deve se sentir bem-vindo na F1. Ninguém precisa provar que pertence. Todos dentro. Todos bem-vindos. Todos celebrados.”

No Instagram, Lewis Hamilton publicou uma breve mensagem em apoio às vítimas.

“Enojado e desapontado por ouvir que alguns fãs estão enfrentando comportamentos racistas, homofóbicos e abusivos em geral no circuito neste final de semana. Comparecer ao Grande Prêmio da Áustria ou a qualquer GP nunca deve ser uma fonte de ansiedade e dor para os fãs, e algo deve ser feito para assegurar que as corridas são espaços seguros para todo mundo”, escreveu o heptacampeão, pedindo medidas concretas contra os comportamentos.

“Por favor, se você vir isto ocorrendo, relate à segurança do circuito e à Fórmula 1. Não podemos ficar sentados e permitir que isso continue.”

Tópicos relacionados