Fórmula 1

F1: Max Verstappen faz festa do público, vence GP da Holanda e lidera Mundial

Holandês da Red Bull liderou prova desde a largada e venceu com tranquilidade em Zandvoort

Da Redação

Max Verstappen liderou corrida desde a largada e venceu com tranquilidade o GP da Holanda, em Zandvoort
Max Verstappen liderou corrida desde a largada e venceu com tranquilidade o GP da Holanda, em Zandvoort
Red Bull Racing/Divulgação

Mas Verstappen fez a alegria da torcida ao vencer neste domingo (5) o Grande Prêmio da Holanda de Fórmula 1. Hegemônico ao longo do fim de semana, o holandês da Red Bull não deu chances para a concorrência da Mercedes e liderou praticamente toda a prova, assegurando a vitória e retomando a liderança do Mundial de pilotos.

Pole position em Zandvoort, Verstappen só teve o primeiro lugar ameaçado após a primeira parada nos boxes, quando precisou correr atrás da Mercedes de Valtteri Bottas. Quando alcançou, passou e não foi mais ameaçado. A Mercedes completou o pódio, com Lewis Hamilton em segundo e o próprio Bottas em terceiro.

Com o resultado, o holandês da Red Bull chegou a 224,5 pontos e voltou ao primeiro lugar do Mundial. Hamilton chegou a 221,5, graças ao segundo lugar e a volta mais rápida, e caiu para segundo. Bottas, com 123, chegou à terceira colocação.

A 13ª etapa da temporada 2021 foi novamente atração na tela da Band, com narração de Sérgio Maurício, comentários de Reginaldo Leme e Max Wilson e reportagem de Mariana Becker direto de Zandvoort. Uma transmissão que fez o fã da F1 não perder nenhum detalhe, desde antes da largada até o fim da festa do pódio.

Confira os principais destaques da prova

1. Verstappen sobra na largada

O holandês da Red Bull não quis dar chance para a concorrência. Logo na largada, abriu boa vantagem para Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, que vinham atrás. Após duas voltas, Verstappen já abriu 2s2 para o britânico da Mercedes.

Logo atrás vinham Pierre Gasly, Charles Leclerc e Fernando Alonso. Antonio Giovinazzi, sétimo no grid com a Alfa Romeo, caiu para décimo na disputa com os carros da Alpine.

2. Marca de Max Verstappen

Max Verstappen liderou as primeiras voltas com tranquilidade. Com isso, conquistou uma importante marca: ao entrar na 10ª volta em primeiro, completou 1.000 voltas em primeiro lugar na Fórmula 1.

Apesar do número impressionante, o holandês da Red Bull ainda está longe dos primeiros colocados da lista. Antes do GP da Holanda, Lewis Hamilton tinha 5.227 voltas lideradas, à frente de Michael Schumacher (5.111), Sebastian Vettel (3.499), Ayrton Senna (2.931) e Alain Prost (2.683).

3. Versttapen volta atrás de Bottas, mas se dá bem

Verstappen parou na volta 22 e retornou em segundo lugar, atrás de Bottas e à frente de Hamilton. Aos poucos, o holandês foi se aproximando do finlandês, até que abriu a asa e retomou a liderança na abertura da volta 31.

Pior para a Mercedes, já que Hamilton só chegou no companheiro no fim da reta e perdeu tempo para ganhar a segunda posição. No rádio, o britânico chegou a comentar com a equipe sobre a sorte do holandês, que enfrentava tráfego em pontos de ultrapassagem mais tranquila.

Bottas se segurou o quanto pôde, parando nos boxes no fim daquela volta e voltando ainda em terceiro. Charles Leclerc vinha em quarto.

4. Novas trocas de olho nas estratégias

Hamilton era segundo quando parou na volta 40 para tentar se antecipar à Red Bull e buscar o undercut. Colocou pneus médios e voltou ainda em segundo, no meio do trânsito.

Do lado da equipe austríaca, Verstappen parou na volta 41, colocou pneus duros e não decepcionou, retornando ainda em primeiro. No entanto, as estratégias diferentes das duas equipes prometiam emoção para as últimas voltas.

5. Pérez x Norris, disputa no fim

Na volta 66 de 72, Sergio Peréz coroou sua corrida de recuperação ao tomar o nono lugar de Lando Norris, da McLaren. O mexicano da Red Bull passou por fora e ainda tomou um toque nada sutil do britânico, mas se deu bem. Depois, passou Esteban Ocon e subiu para oitavo.

Pérez foi eliminado ainda no Q1 no sábado, com o 16º tempo. Com uma troca de motores, precisou largar dos boxes. Ao longo da prova, precisou escalar o pelotão.

Confira a classificação final do GP da Holanda

Piloto do dia: Sergio Pérez

Max Verstappen pode ter levado a vitória, mas foi a corrida de recuperação de seu companheiro de Red Bull que cativou o público, faturando 27% dos votos.

E quando é a próxima etapa?

A Fórmula 1 retorna no final de semana dos dias 10, 11 e 12 de setembro com o Grande Prêmio da Itália, em Monza. Tudo, mais uma vez, com cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Tópicos relacionados