A Aston Martin é a penúltima colocada do Mundial de construtores da temporada 2022 da Fórmula 1, com 25 pontos em 15 corridas – apenas a Williams, com quatro pontos, está atrás. No entanto, a equipe da Lawrence Stroll não pode reclamar do desempenho nas últimas corridas, diminuindo a diferença para as concorrentes que estão à frente.
No Grande Prêmio da Holanda, Lance Stroll foi o décimo colocado, coroando o desempenho competitivo ao longo do fim de semana e somando um ponto. O canadense havia sido o 12º colocado no primeiro treino livre, sexto na segunda sessão e novamente 12º no terceiro. Na qualificação, chegou ao Q3 e garantiu o 10º lugar no grid.
Com o feito de Stroll, a Aston Martin chegou a quatro Grandes Prêmios consecutivos pontuando, somando sete pontos. Antes, o time contabilizou um ponto com o décimo lugar de Stroll na França, com o décimo lugar de Sebastian Vettel na Hungria e com o oitavo lugar do alemão na Bélgica. Em Zandvoort, Vettel foi o 14º colocado.
O desempenho é superior ao de toda a segunda metade da classificação. Nas últimas quatro provas, a Haas e a Alfa Romeo não pontuaram, enquanto a AlphaTauri somou dois pontos (Pierre Gasly, nono na Bélgica) e a Williams somou um (Alexander Albon, décimo em Spa-Francorchamps). Nem a McLaren, quinta colocada entre as equipes, somou pontos em todas as quatro últimas provas – embora com 18 pontos no período, o time zerou na Bélgica.
Para Lance Stroll, o desempenho em Zandvoort poderia ter sido ainda melhor. Para o canadense, o safety car entre as voltas 57 e 60 acabou sendo mais benéfico para os rivais à frente.
“No fim das contas, foi um fim de semana positivo em termos de performance, mas tivemos um pouco de falta de sorte a respeito de como as coisas aconteceram e afetaram nossa estratégia”, disse Stroll. “O momento do safety car deu às Alpine e a (Lando) Norris a vantagem. Sem ele, poderíamos ter lutado pelo sétimo lugar”, acrescentou.
Na Alpine, Fernando Alonso foi o sexto, enquanto Esteban Ocon foi o nono. Lando Norris, da McLaren, foi o sétimo colocado, à frente da Ferrari de Carlos Sainz.
“Nosso ritmo foi forte durante todo o fim de semana. Eu estava muito confiante com o carro, e fomos mais competitivos. Isso é muito encorajador para as próximas corridas”, comemorou.
Na briga do pelotão intermediário da Fórmula 1, a Alfa Romeo é a sexta colocada com 51 pontos. A Haas tem 34 e é a sétima, enquanto a AlphaTauri soma 29 e está na oitava colocação.