Stroll coroa bom desempenho na Holanda com ponto e amplia série da Aston Martin

Equipe somou pontos nas últimas quatro corridas, superando sequência de outras cinco equipes

Da redação

Equipe somou pontos nas últimas quatro corridas, superando sequência de outros cinco times Aston Martin F1
Equipe somou pontos nas últimas quatro corridas, superando sequência de outros cinco times
Aston Martin F1

A Aston Martin é a penúltima colocada do Mundial de construtores da temporada 2022 da Fórmula 1, com 25 pontos em 15 corridas – apenas a Williams, com quatro pontos, está atrás. No entanto, a equipe da Lawrence Stroll não pode reclamar do desempenho nas últimas corridas, diminuindo a diferença para as concorrentes que estão à frente.

No Grande Prêmio da Holanda, Lance Stroll foi o décimo colocado, coroando o desempenho competitivo ao longo do fim de semana e somando um ponto. O canadense havia sido o 12º colocado no primeiro treino livre, sexto na segunda sessão e novamente 12º no terceiro. Na qualificação, chegou ao Q3 e garantiu o 10º lugar no grid.

Com o feito de Stroll, a Aston Martin chegou a quatro Grandes Prêmios consecutivos pontuando, somando sete pontos. Antes, o time contabilizou um ponto com o décimo lugar de Stroll na França, com o décimo lugar de Sebastian Vettel na Hungria e com o oitavo lugar do alemão na Bélgica. Em Zandvoort, Vettel foi o 14º colocado.

O desempenho é superior ao de toda a segunda metade da classificação. Nas últimas quatro provas, a Haas e a Alfa Romeo não pontuaram, enquanto a AlphaTauri somou dois pontos (Pierre Gasly, nono na Bélgica) e a Williams somou um (Alexander Albon, décimo em Spa-Francorchamps). Nem a McLaren, quinta colocada entre as equipes, somou pontos em todas as quatro últimas provas – embora com 18 pontos no período, o time zerou na Bélgica.

Para Lance Stroll, o desempenho em Zandvoort poderia ter sido ainda melhor. Para o canadense, o safety car entre as voltas 57 e 60 acabou sendo mais benéfico para os rivais à frente.

“No fim das contas, foi um fim de semana positivo em termos de performance, mas tivemos um pouco de falta de sorte a respeito de como as coisas aconteceram e afetaram nossa estratégia”, disse Stroll. “O momento do safety car deu às Alpine e a (Lando) Norris a vantagem. Sem ele, poderíamos ter lutado pelo sétimo lugar”, acrescentou.

Na Alpine, Fernando Alonso foi o sexto, enquanto Esteban Ocon foi o nono. Lando Norris, da McLaren, foi o sétimo colocado, à frente da Ferrari de Carlos Sainz.

“Nosso ritmo foi forte durante todo o fim de semana. Eu estava muito confiante com o carro, e fomos mais competitivos. Isso é muito encorajador para as próximas corridas”, comemorou.

Na briga do pelotão intermediário da Fórmula 1, a Alfa Romeo é a sexta colocada com 51 pontos. A Haas tem 34 e é a sétima, enquanto a AlphaTauri soma 29 e está na oitava colocação.

Notícias

Carregar mais