Ferrari escala Robert Shwartzman para treino livre no GP da Holanda

Israelense substituirá Carlos Sainz em sessão para cumprimento de regra da F1

Da redação

A Ferrari escalou Robert Shwartzman para participar do primeiro treino livre do Grande Prêmio da Holanda, nesta sexta-feira (25), no Circuito de Zandvoort. A informação foi anunciada nesta quarta-feira (23) pelo site oficial da Fórmula 1.

O israelense – que corria com nacionalidade russa até 2022 – substituirá Carlos Sainz durante a sessão. A presença atende a uma regra da categoria, que exige que cada equipe escale pilotos novatos em dois treinos livres ao longo de cada temporada.

Será o terceiro treino livre de Shwartzman na Fórmula 1. Ex-integrante da Academia de Pilotos da Ferrari (2017 a 2022) e vice-campeão da Fórmula 2 (2021), o israelense participou de sessões nos EUA e em Abu Dhabi em 2022.

“Robert fará o treino em Zandvoort no carro de Carlos, e fará mais um – provavelmente em Abu Dhabi no carro de Charles (Leclerc)”, afirmou Frédéric Vasseur, chefe de equipe da Ferrari, em entrevista coletiva.

Segundo Vasseur, a escolha das pistas é de responsabilidade do próprio Shwartzman. Com três corridas sprint (Catar, EUA e São Paulo) entre as dez etapas restantes, equipes e pilotos têm datas restritas para o cumprimento das regras. Nas primeiras 13 etapas do ano, nenhuma equipe escalou novatos para treinos livres.

“Foi escolha do piloto. Eu dei a eles a escolha para isso, para onde eles querem fazer isso”, disse o dirigente, que vê poucas opções para o cumprimento da exigência da F1.

“Você certamente não pode fazer isso em Singapura, no Japão, em Las Vegas. E também tem corridas sprint, e também não pode fazer. Então, há corridas com a Alocação Alternativa de Pneus, então é também difícil fazer isso. No fim das contas, você não tem muitas opções”, acrescentou.

Notícias

Carregar mais