O Grande Prêmio da Holanda de 2023 deverá ser o último do Circuito de Zandvoort antes de uma reforma de grandes proporções. O principal objetivo é ampliar o pitlane.
Desde que a prova voltou ao calendário da Fórmula 1 em 2021, o corredor em questão é alvo de críticas por ser considerado estreito – cerca de 14m de largura, contra 16m do pitlane de Mônaco. A questão se torna crítica em caso de safety car, o que leva vários carros para trocas de pneus em um curto espaço de tempo.
Como resposta, a F1 reduz a velocidade máxima no pitlane em Zandvoort, de 80 km/h para 60 km/h. Para 2024, no entanto, o corredor deve ser alargado em 1,5m, chegando a 15,5m.
“Os comentários dos pilotos eram sobre a distâncias entre as áreas de pit stop. As distâncias entre elas eram muito pequenas, então as margens entre as equipes eram muito pequenas”, reconheceu Robert Van Overdijk, diretor do circuito, em declarações publicadas em março pelo site GP Fans.
“A FIA discutiu isso em sua avaliação regular e apresentou para nós como um ponto a ser melhorado (...). Faremos um pit lane inteiramente mais longo e, então, faremos ele mais largo, tornando também a pilotagem para entrar e sair de um pit stop mais fácil e mais segura”, acrescentou.
Na ocasião, o dirigente ainda negou a possibilidade de promover as alterações nos boxes já para a prova de 2023, e assegurou que “o pit lane neste ano será como era”. Segundo ele, o circuito ganhará melhorias no sistema de iluminação em 2023, mas a reforma principal “será para o ano que vem”.
Com a ampliação do pitlane, Zandvoort ainda vai ganhar mais um box, podendo acomodar mais carros. “Já estamos preparados para uma equipe a mais”, disse Van Overdijk.