Fórmula 1

Recuperação de Zhou é vitória em pior resultado da Alfa Romeo na temporada

Equipe não havia sofrido abandonos com dois carros em mesma prova no ano; mesmo assim, comemora piloto ileso após capotamento

Da redação

Equipe não havia sofrido abandonos com dois carros em mesma prova no ano
Equipe não havia sofrido abandonos com dois carros em mesma prova no ano
Alfa Romeo Orlen

O Grande Prêmio da Inglaterra não deixará saudades na Alfa Romeo. Pela primeira vez em 2022, nenhum dos carros da equipe terminou uma corrida – sendo que a prova em Silverstone ainda viu o chinês Guanyu Zhou se envolver em um acidente de consideráveis proporções.

Logo na largada, Zhou foi atingido pela Mercedes de George Russell e capotou, o que provocou a paralisação da corrida por quase uma hora. Após um demorado resgate, o piloto da Alfa Romeo foi levado ao centro médico do circuito para avaliações. Em pouco tempo, recebeu alta.

“Foi uma grande batida e estou feliz por estar bem. Os seguranças e a equipe médica na pista foram fantásticos em sua rápida resposta, e eu também devo meus agradecimentos à FIA e à Fórmula 1 por todo o trabalho que têm feito – e continuam fazendo – para aumentar a segurança dos carros”, celebrou Zhou.

“O halo me salvou hoje, e isso serve para mostrar que todo passo que damos para melhorar nossos carros tem resultados reais e valiosos. Estou mais atento do que nunca para voltar à pista e fazer o que amo. Estou em plenas condições e ansioso para o GP da Áustria da próxima semana”, completou.

O quarto abandono de Zhou na temporada (Miami, Espanha, Canadá e Inglaterra) coincidiu com o segundo abandono de Valtteri Bottas em 2022 (Arábia Saudita e Inglaterra). Com problema de câmbio, o finlandês recolheu na 20ª volta.

Assim, o GP da Inglaterra foi o terceiro no ano no qual a Alfa Romeo não somou pontos. No entanto, nas outras duas vezes em que isso aconteceu, passou perto. Na Arábia Saudita, Zhou foi 11º e Bottas abandonou. No Azerbaijão, Bottas foi o 11º e Zhou abandonou.

Para a equipe, no entanto, o revés é o de menos. “Acho que todos podemos concordar que o mais importante hoje é ver Zhou sair de um acidente tão grande sem qualquer lesão. O que testemunhamos foram cenas dramáticas, e mais uma vez temos que agradecer pelo resultado positivo que as grandes melhoras de segurança lideradas pela FIA e pela Fórmula 1 tiveram”, destacou o Frédéric Vasseur, chefe de equipe do time operado pela Sauber.

“O trabalho para tornar nosso esporte mais seguro nunca terminar, e a corrida de hoje nos lembra o quão importante isso é: Zhou está bem e pronto para a corrida na Áustria na próxima semana, e esta é a grande vitória do dia”, completou.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais