A Aston Martin anunciou nesta terça-feira (6) a escalação de Nyck de Vries para o primeiro treino livre do Grande Prêmio da Itália, no circuito de Monza.
A sessão será a terceira do piloto holandês em 2022, todas por equipes diferentes. Antes, piloto pela Williams no primeiro treino livre do GP da Espanha (substituiu Alexander Albon e foi o 18º colocado) e pela Mercedes no primeiro treino livre do GP da França (ficou com a nona colocação a bordo do carro de Lewis Hamilton).
Campeão da Fórmula 2 em 2019, De Vries trabalha desde 2020 como piloto de testes da Mercedes na F1. A cessão à Aston Martin foi um acordo entre as duas equipes, facilitado pelo fato de o time de Lawrence Stroll correr empurrado por motores Mercedes.
Com a confirmação do piloto holandês em Monza, a Aston Martin trabalha para cumprir parte do regulamento de 2022 da Fórmula 1. A categoria exige que cada equipe coloque um piloto de fora do grid para pilotar em pelo menos duas sessões de treinos livres no ano.
O GP da Itália é o primeiro da Aston Martin no quesito. Para a sessão, o holandês de 27 anos assumirá a vaga de Sebastian Vettel.
“Estou ansioso para pilotar pela Aston Martin, particularmente em um circuito lendário como Monza”, disse o holandês.
“Será meu terceiro treino livre na temporada, e com o terceiro chassi de diferente de Fórmula 1. Estas oportunidades me deram uma visão fantástica de como carros e equipes de Fórmula 1 funcionam e operam. Espero poder trazer uma perspectiva nova para a Aston Martin”, acrescentou.