A dobradinha da Mercedes no Grande Prêmio de São Paulo coroou o trabalho feito pela equipe ao longo de toda a temporada 2022, que começou desastrosa e termina promissora.
Apesar do terceiro lugar de Lewis Hamilton logo no GP do Bahrein que abriu a temporada, o ano começou difícil para a equipe alemã, constantemente atrás de Red Bull e Ferrari. No GP da Arábia Saudita, por exemplo, Hamilton foi eliminado ainda no Q1, e a equipe teve que se contentar com o quinto lugar de George Russell na prova.
Mas os pódios começaram a aparecer com mais regularidade, até se tornarem uma constante. Entre Azerbaijão e Hungria, foram seis corridas consecutivas com pelo menos um piloto da Mercedes terminando entre os três primeiros. O segundo lugar de Hamilton na França, até então o melhor resultado no ano, logo se repetiu em outras provas: Hungria (Hamilton), Holanda (Russell), EUA (Hamilton) e México (Hamilton).
Faltava a vitória, e ela veio em Interlagos. Primeiro, Russell venceu a corrida sprint do sábado (12), o que não contaria para as estatísticas oficiais. Depois, venceu no domingo (13), com Hamilton em segundo. Para a dupla, o resultado é fruto de trabalho duro ao longo do ano, e que empolga já para 2023.
“Desde Austin, como equipe, nós lutamos por vitórias, ou tivemos a possibilidade de vitória em todas as corridas. Então, o impulso que isso dá para nós e a confiança que isso dá para nós vem do pessoal na fábrica. Como eu disse ontem (sábado), a fábrica estará pulsante ao longo da virada do ano. Daremos tudo que pudermos para que tenhamos desde os primeiros testes um carro que possa ser competitivo já na primeira corrida”, afirmou Russell, que acredita que o time demorou para encontrar uma forma de melhorar o próprio desempenho.
“Estávamos lutando contra Alfa Romeo e Haas no começo da temporada e um segundo atrás da Ferrari, que parecia dominante naquele momento. Acho que isso mostra as melhorias que fizemos. Perdemos muito tempo tentando resolver as questões do porpoising, e isso afetou nosso desenvolvimento. Acho que é por isso que vimos tamanho salto de desempenho nas últimas oito corridas. Não estamos mais nos concentrando no porpoising e agora estamos focados em performance.”
Lewis Hamilton fez uma avaliação semelhante. Para o heptacampeão, a Mercedes encontrou um rumo depois de muito tempo buscando soluções para diversos problemas, o que dá ao time a chance de pensar em um começo competitivo para a temporada 2023.
“Nós ficávamos tentando, tentando, e tentando, e toda vez aparecia algo novo, mas ainda tínhamos os problemas anteriores. Estão, isto (vitória em São Paulo) é algo realmente grande. Sabemos onde está nosso norte, sabemos onde precisamos nos concentrar depois da temporada. Estou orgulhoso da equipe por todo esse trabalho incrível”, descreveu.