Para Pirelli, mudança no circuito do GP de Singapura afetará estratégia de pneus

Traçado trocou sequência de curvas no setor 3 por uma reta

Da redação

A mudança do traçado que a Fórmula 1 utilizará no Circuito de Marina Bay para o Grande  Prêmio de Singapura a partir de 2023 deverá ser benéfico para equipes e pilotos, oferecendo ainda mais oportunidades de ultrapassagens durante a prova.

A avaliação é de Mario Isola, diretor de motorsport da Pirelli, fornecedora oficial de pneus da categoria. Em análise da marca, o dirigente descreveu o circuito como “muito sinuoso” e “um pouco travado”.

Para a prova deste final de semana, no entanto, a pista passou por mudanças: a organização excluiu uma sequência de quatro curvas na região da Baía da Marina, que deram lugar a uma reta no setor 3, ligando as curvas 15 e 16. Assim, a extensão da volta diminuiu, de 5,063 km para 4,928 km.

“Mesmo um pequeno erro pode custar caro, enquanto o layout da pista também significa que os carros executam um alto nível de pressão aerodinâmica”, afimou Isola, animado com a mudança no layout do circuito.

“A parte da pista que antes estavam as curvas de 16 a 19 nos anos anteriores, agora é apenas uma única reta, com quase 400 metros de comprimento. Essa mudança tornará a pista mais rápida - em primeiro lugar, porque a duração total da volta é agora inferior a cinco quilômetros e, em segundo lugar, porque o traçado se tornou muito mais fluido”, completou.

Mesmo com um circuito menos travado, os pilotos terão um desafio para o fim de semana, já que a Pirelli oferecerá os pneus mais macios de sua gama da F1 (C3, C4 e C5) para a prova. Assim, será preciso administrar o quesito para buscar bons resultados.

“Vamos esperar para ver se essa mudança tem efeito nas estratégias, porque, pelo menos em teoria, poderia criar uma oportunidade de ultrapassagem – em uma pista marcada por dificuldade para ultrapassagens, a menos que você tenha um carro muito mais rápido”, afirmou Mario Isola.

“Esta pista não coloca um estresse especial nos pneus em termos de carga, mas os pneus traseiros precisam ser cuidadosamente gerenciados durante a fase de tração ao sair de curvas lentas. As temperaturas costumam ser constantemente altas, já que Singapura fica próxima a Linha do Equador. Isso aumenta o risco de superaquecimento não apenas para os pneus, mas também para todo o conjunto envolvido na disputa, incluindo os mecânicos e, claro, o piloto”, acrescentou.

Programação do GP de Singapura

O Band.com.br exibe ao vivo o GP de Singapura neste final de semana. Confira dias e horários* da programação:

Sexta-feira, 15 de setembro

  • 6h30: Treino livre 1
  • 10h: Treino livre 2

Sábado, 16 de setembro

  • 6h30: Treino livre 3
  • 10h: Classificação

Domingo, 17 de setembro

  • 9h: Corrida

* Horários de Brasília

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