Na disputa pela liderança do Mundial de pilotos da Fórmula 1 em 2024, Lando Norris sofreu um revés no Grande Prêmio do Azerbaijão: o britânico da McLaren foi eliminado ainda no Q1 deste sábado (14) e largará na 17ª colocação em Baku.
Norris é o vice-líder do campeonato, com 241 pontos. A liderança é de Max Verstappen, da Red Bull, com 303 pontos – o holandês larga em sexto na corrida deste domingo (15).
Nos minutos finais da classificação, a Alpine de Esteban Ocon vinha em baixa velocidade após um furo de pneu, provocando uma breve bandeira amarela. Lando Norris vinha em volta aberta, mas precisou diminuir e abriu mão da tentativa.
Quando a sinalização foi apagada, o britânico reacelerou, mas cometeu um erro e escapou no terceiro setor. Assim, não houve tempo para uma última chance: o britânico não conseguiu uma boa volta para se garantir entre os 15 que avançavam ao Q2.
“A volta era facilmente boa o suficiente (para avançar). Foi apenas uma bandeira amarela, então eu tive que recuar”, lamentou o vice-líder do campeonato.
Para a corrida deste final de semana, a posição de largada deixou Lando Norris pouco otimista.
“Acho que ultrapassar (em Baku) é muito pior do que todo mundo pensa”, afirmou. “Espero estar errado, é claro. Espero que haja muitas chances, mas não espero por isso. Há muitos carros à frente com baixo downforce, será quase impossível ultrapassar.”
“Honestamente, não espero muita coisa da 17ª posição, mas vamos traçar um bom plano hoje à noite e faremos nosso melhor, é claro. Eu não sei o que vai acontecer, vamos esperar para ver”, completou.