Punição no GP do México deixa Gasly perto de cumprir suspensão na Fórmula 1

Francês contabilizou 10 pontos na licença desde maio; com 12, pega gancho de uma corrida

Da redação

Francês contabilizou 10 pontos na licença desde maio; com 12, pega gancho de uma corrida F1
Francês contabilizou 10 pontos na licença desde maio; com 12, pega gancho de uma corrida
F1

A punição sofrida no Grande Prêmio do México deste domingo (30) deixou Pierre Gasly perto de uma suspensão na Fórmula 1 – inclusive no início da temporada 2023.

Nos últimos 12 meses, o francês da AlphaTauri contabilizou 10 pontos na licença. Caso atinja 12, deve ficar uma corrida de fora.

No Autódromo Hermanos Rodríguez, Gasly recebeu mais um ponto depois de uma disputa com Lance Stroll na 13ª volta. Na ocasião, forçou a Aston Martin do canadense para fora e acabou levando uma punição de cinco segundos, além de receber o ponto de punição. No fim, acabou na 11ª colocação.

“Sabíamos que seria difícil largando do 14º lugar. Dei tudo que podia hoje, e estávamos perto de terminar no Top 10 – se tivéssemos mais uma volta, acho que poderia ter conseguido”, disse Gasly depois da prova desde domingo.

Desde o começo da temporada 2022, o piloto francês recebeu pontos nos GPs da Espanha (dois), da Áustria (três), do Japão (dois), dos Estados Unidos (dois) e do México (um).

A maioria deles é decorrente de acidentes (quatro), mas ele também foi advertido por excesso de velocidade sob bandeira vermelha (dois), por exceder a distância máxima permitida entre carros sob safety car (dois), por exceder os limites de pista (um) e por ganhar vantagem saindo de pista (um).

Os pontos só começam a ser eliminados a partir de 22 de maio, quando o GP da Espanha de 2022 completa um ano. Assim, caso o calendário de 2023 seja mantido, o francês – que irá para a Alpine – precisará passar as sete primeiras corridas do ano que vem sem sofrer punições para evitar uma baixa.

Até o fim de 2022, há duas etapas marcadas: os GPs de São Paulo e de Abu Dhabi.

Notícias

Carregar mais