Fórmula 1

F1: Verstappen vence GP dos EUA e amplia vantagem sobre Hamilton

Holandês da Red Bull largou da pole e chegou a perder a liderança, mas recuperou na primeira janela de trocas e não perdeu mais

Da Redação

Max Verstappen foi o grande vitorioso do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, em Austin, no Texas. Vencedor da corrida deste domingo (24), o holandês da Red Bull deixou o Circuito das Américas com uma vantagem ainda maior sobre Lewis Hamilton na disputa pelo título de 2021.

Verstappen largou da pole e chegou a perder a primeira posição para Hamilton, mas levou a melhor na primeira janela de trocas de pneus. A Mercedes chegou a ensaiar uma reação com a segunda janela de trocas, mas que não foi suficiente. Sergio Perez, da Red Bull, completou o pódio.

Com a vitória no Texas, Max Verstappen chegou a 287,5 pontos no Mundial de pilotos, contra 275,5 pontos de Hamilton. O britânico ainda faturou um ponto a mais pela melhor volta, mas viu a diferença aumentar de seis para 12 pontos para o principal rival.

A 17ª etapa da temporada 2021 foi novamente atração na tela da Band, com narração de Sérgio Maurício, comentários de Reginaldo Leme e Max Wilson e reportagem de Mariana Becker direto de Austin. Uma transmissão que fez o fã da F1 não perder nenhum detalhe, desde antes da largada até o fim da festa do pódio.

Confira os principais destaques da prova

1. Hamilton escapa de “aperto” na largada e assume a ponta

A largada teve Max Verstappen tentando apertar Lewis Hamilton, que não se intimidou: logo na curva 1, o britânico da Mercedes tomou a primeira posição, enquanto o rival escapava da pista. Na volta, o holandês da Red Bull ainda precisou se virar para segurar Sergio Perez.

Na terceira volta, Charles Leclerc seguia mantendo o quarto lugar da largada. Daniel Ricciardo tomou o quinto lugar de Carlos Sainz logo na primeira volta. Atrás do espanhol, Lando Norris vinha em sétimo, com Yuki Tsunoda em oitavo.

2. Nas trocas de pneus, Verstappen retoma o primeiro lugar

Verstappen parou na volta 11 para a primeira parada, gastando 2s9 para colocar pneus duros e voltar na quinta colocação. Em quarto, Daniel Ricciardo não ofereceu muita resistência e cedeu a posição em disputa logo na volta do holandês.

O ás da Red Bull ainda passou Leclerc, e ganhou o segundo lugar na parada de Perez na 13ª volta. Quando Hamilton parou, na volta 14, o holandês foi coroado e conseguiu recuperar o primeiro lugar.

3. Fernando Alonso contra as Alfa Romeo

Na volta 21, Fernando Alonso (Alpine) e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) disputavam a 11ª colocação, quando o espanhol deu o bote e ultrapassou, mas escapando da pista para ganhar a posição.

Curiosamente, Alonso já havia disputado posição com Kimi Raikkonen na volta 16, mandando o finlandês para fora e perdendo a posição.

O movimento de Alonso contra Giovinazzi foi notado pela direção de prova. Para não tomar uma punição de 5 segundos, o bicampeão cedeu de volta a posição para o italiano. Mesmo assim, na volta 25, foi para cima de novo – agora, sem sucesso.

Desta vez, Giovinazzi foi orientado pela equipe a devolver a posição. O italiano não escondeu o descontentamento no rádio, mas abriu passagem para o espanhol.

4. Mercedes e Hamilton ousam na segunda parada

Max Verstappen parou pela segunda vez na volta 30, retornando com pneus duros e com Hamilton assumindo a liderança. O holandês assumiu o segundo lugar após receber a posição de Perez.

Mas eis que veio uma estratégia ousada da Mercedes: segurar Hamilton na pista para ter um jogo de pneus melhor para o último stint. A parada só aconteceu na volta 38, com novos pneus duros para o britânico.

Hamilton voltou em segundo, e com a missão de encostar em Verstappen nas voltas finais.

5. Hamilton ameaça chegar, mas Verstappen leva a melhor

A estratégia se mostrou até certo ponto acertada: Hamilton diminuiu a diferença e ficou a 2 segundos de Verstappen nas voltas finais. No entanto, não conseguiu tirar mais do que isso e viu o holandês levar a melhor no Texas.

No fim, Sergio Perez completou o pódio na corrida, com Leclerc em quarto - curiosamente, os quatro completaram nas mesmas posições em que largaram.

Confira a classificação final do GP dos EUA

Piloto do dia: Max Verstappen

O holandês da Red Bull foi coroado junto ao público pelo desempenho do domingo. A despeito da liderança perdida na largada, fez uma corrida que misturou técnica e estratégia, e acabou vencendo Hamilton também na votação.

E quando é a próxima etapa?

A Fórmula 1 retorna no final de semana dos dias 5, 6 e 7 de novembro com o Grande Prêmio da Cidade do México. Tudo, mais uma vez, com cobertura completa do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Tópicos relacionados