Fórmula 1

Haas deve discutir acordo com patrocinadora russa 'nas próximas semanas'

Equipe tirou marca Uralkali de carro em testes desta sexta-feira e evita falar sobre futuro de Mazepin

Por Da redação

A Haas deve debater nas próximas semanas a situação da empresa russa Uralkali como patrocinadora da equipe na Fórmula 1. A informação é do site Motorsport.com.

A decisão vem após a invasão da Rússia na Ucrânia. Nos testes coletivos de pré-temporada da F1 em Barcelona, o time de Gene Haas optou por ir à pista nesta sexta-feira sem a marca e as cores da empresta - que tem entre os sócios o pai de Nikita Mazepin, Dmitry.

“Nós precisamos encarar as questões comerciais. Como eu disse antes, faremos isso nas próximas semanas”, informou ao site o chefe de equipe da Haas, Günther Steiner.

De acordo com Steiner, a possibilidade do fim do contrato com a Uralkali não teria um grande impacto na temporada 2022 da Haas.

No entanto, time norte-americano abriu mão de investir no carro ao longo da temporada 2021 para concentrar fundos – em especial os assegurados pela família Mazepin – na atual temporada, especialmente diante da adesão de um novo regulamento na F1.

“Não tem (impacto) na equipe, em como temos feito as coisas, como planejamos esta temporada”, assegurou o italiano. “Há mais maneiras de conseguir o financiamento. Esta não é uma questão”, completou.

O chefe de equipe da Haas informou ainda que a decisão de tirar o patrocínio da Uralkali dos carros para esta sexta-feira foi tomada em respeito ao povo da Ucrânia. A mudança nas cores dos carros foi aprovada inclusive pelos responsáveis pela empresa e pelo dono da escuderia.

“Eu não faria isso sem falar com Gene, ele é dono do time”, afirmou, segundo o site da revista Motorsport Magazine. “Conversei com a diretoria da Haas Automation, conversei com os patrocinadores. Foi (uma decisão) tomada de forma unânime”, completou.

Futuro de Mazepin

Titular da equipe desde 2021, o russo Nikita Mazepin ficou fora das entrevistas coletivas da F1 nesta sexta-feira (25) em Barcelona. O próprio Günther Steiner foi escalado para as perguntas.

O site da revista Motorsport Magazine informa que o futuro do piloto russo na equipe é incerto diante da situação política. Questionado a respeito de possíveis mudanças até o fim da temporada, Steiner se esquivou.

“Neste momento, estamos aqui para testar. Queremos terminar isso, então veremos o futuro”, afirmou.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais