A largada da sprint qualifying foi cheia de emoção no Grande Prêmio da Itália, mas nada boa para Lewis Hamilton e menos ainda para Pierre Gasly, da Alpha Tauri.
Se Hamilton não é muito fã da classificação no formato sprint, após o qualifying deste sábado, 11, ele deve gostar menos ainda. O piloto inglês largou mal e caiu da segunda posição para a quinta.
O heptacampeão foi facilmente ultrapassado por Max Verstappen, da Red Bull Racing, e Daniel Ricciardo e Lando Norris, da Mclaren.
Já Pierre Gasly bateu forte na Curva Grande, a segunda curva da pista de Monza. A asa dianteira quebrou entrou de baixo do carro do piloto francês, fazendo com que ele perdesse a direção e fosse parar no muro de contenção.
Valtteri Bottas venceu a prova e garantiu mais três pontos no campeonato mundial de pilotos, mas vai largar na última posição devido a uma punição por ter feito uma troca no motor de seu W12.
Max Verstappen, líder do campeonato, vai largar na pole-position e conquistou mais dois pontos, ampliando a vantagem para Lewis Hamilton para cinco pontos.