
Já se pode considerar a união de Lewis Hamilton, o maior vencedor da história da Fórmula 1, com “apenas” a Ferrari, como o casamento mais grandioso da história da categoria. Essa história gloriosa pode ter início ainda na primeira corrida do heptacampeão mundial em sua estreia pela equipe de Maranello.
Se Hamilton vencer em sua primeira corrida pela Ferrari, o GP da Austrália de 2025, ele igualará um feito histórico alcançado por apenas sete pilotos ao longo dos 75 anos da Fórmula 1. Confira quem já conseguiu essa façanha:
Luigi Musso e Juan Manuel Fangio - 1956
Em 1956, Fangio disputaria a sua primeira corrida pela Ferrari em casa, o GP da Argentina em Buenos Aires. Durante a prova, o campeão teve problema na bomba de combustível de seu carro e, com isso, teve que assumir a Ferrari de seu companheiro de equipe, Luigi Musso.
Como Fangio dividiu o carro com Musso, os dois pilotos envolvidos dividiram os pontos pela vitória conquistada pelo piloto argentino.
Giancarlo Baghetti - 1961
Giancarlo Baghetti protagonizou um feito inédito: venceu sua primeira corrida de Fórmula 1 em sua estreia oficial pela Ferrari. Em 1961, no Grande Prêmio da França, Baghetti superou Dan Gurney por apenas 0s1. Dentro da Ferrari, o novato italiano bateu o alemão Wolfgang von Trips e os americanos Phil Hill e Richie Ginther.
Mario Andretti - 1971
A lenda do automobilismo americano teve a sua estreia triunfal pela Ferrari no Grande Prêmio da África do Sul em 1971. Em apenas sua 10ª largada em quatro temporadas fragmentadas, Andretti conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 e pela equipe de Maranello.
Nigel Mansell - 1989
Nigel Mansell fez história ao vencer o Grande Prêmio do Brasil em 1989, sua primeira corrida pela Ferrari. O “Leão”, que tinha acabado de sair da Williams e perdido dois títulos mundiais, um para Nelson Piquet e outro para Alain Prost, buscava um recomeço com a equipe do Cavallino Rampante.
Kimi Räikkönen - 2007
Räikkönen largou na pole position, controlou a prova do início ao fim e venceu com tranquilidade a sua prova de estreia pela Ferrari, após correr por cinco temporadas pela McLaren. O finlandês também é o último piloto a ser campeão mundial pela equipe de Maranello.
Fernando Alonso - 2010
Fernando Alonso conquistou seus dois títulos mundiais pela Renault em 2005 e 2006, após bater Michael Schumacher em ambos os anos. Teve uma breve passagem pela McLaren em 2007, voltou para equipe francesa e ficou por lá até 2009 sem grandes atuações. Porém, em 2010, o caminho do “Príncipe das Astúrias” se juntou com a da Ferrari. Em sua primeira prova, o GP do Bahrein de 2010, Alonso venceu e o resto é história.