Fórmula 1

Dirigente da Red Bull exalta Verstappen: 'Eu o compararia a Ayrton Senna'

Helmut Marko destacou características dos dois pilotos, como autoconfiança e carisma

Da redação 06/07/2022 • 15:17
Helmut Marko destacou características dos dois pilotos, como dedicação e carisma
Helmut Marko destacou características dos dois pilotos, como dedicação e carisma
Red Bull Racing

Em declarações publicadas nesta quarta-feira (6) pelo site da revista alemã Motorsport, Helmut Marko, consultor da equipe Red Bull na Fórmula 1, comparou características de Max Verstappen às de Ayrton Senna.

Para o dirigente, tanto Verstappen quanto Senna conseguiram se impor na F1 mostrando talento e ambição.

“Em termos de caráter, dedicação, autoconfiança e carisma, eu o compararia a Ayrton Senna”, afirmou Marko.

Aos 79 anos, Helmut Marko tem uma longa experiência na Fórmula 1. Além de uma breve passagem como piloto entre 1971 e 1972, perdendo a visão de um olho após ser atingido por uma pedra que voou da Lotus de Emerson Fittipaldi no GP da França de 1972, o austríaco tem longo currículo nos bastidores, trabalhando como empresário de pilotos como Gerhard Berger e Karl Wendlinger.

Marko chegou à Red Bull em 1999 para coordenar o programa da empresa em categorias de formação. Com a chegada do time à F1 em 2005, o dirigente passou a integrar a cúpula da escuderia.

Desde então, ajudou a Red Bull a conquistar cinco vezes o título do Mundial de pilotos, sendo quatro com Sebastian Vettel (2010, 2011, 2012 e 2013) e uma com Max Verstappen (2021). Para ele, ao longo de todo este período, nenhuma temporada foi tão tensa quanto a de 2021.

“Estou com a Red Bull Racing há quase 20 anos e nunca experimentei uma atmosfera como a que havia entre nós e a Mercedes na última temporada”, afirmou.