Holandês de 12 anos é nova aposta da academia de formação de pilotos da Williams

Dean Hoogendoorn ainda está no kart, mas já despertou a atenção de dirigentes da equipe britânica

Grid

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.

Holandês de 12 anos é nova aposta da academia de formação de pilotos da Williams
Dean Hoogendoorn, piloto de kart vinculado à Williams
Williams Racing

A nova aposta da Williams é um piloto holandês de 12 anos que ainda está no kart.

Dean Hoogendoorn foi anunciado nesta sexta-feira (23) como integrante da academia de formação de pilotos da equipe inglesa. Entre os nove participantes atuais do projeto, é o terceiro kartista, assim como o ucraniano Oleksandr Bondarev e a japonesa Sara Matsui.

Com o acerto, Hoogendoorn passa a ser o nome mais jovem do programa – Sara tinha 13 anos quando foi anunciada no começo de 2024. De quebra, reforça uma tendência das equipes de F1 de investirem em pilotos ainda no kart, como Luna Fluxá, Kenzo Craigie, James Anagnostiadis (todos da Mercedes), Dries van Langendonck (da McLaren), Fionn McLaughlin e Scott Lindblom (ambos da Red Bull).

Em pouco tempo, Hoogendoorn conseguiu resultados impressionantes no kart. Aos 9 anos, venceu o WSK Super Master Race Mini Gr. 3, tornando-se até hoje o mais jovem vencedor da história da classe. Em 2024, na classe OK Junior, foi o terceiro colocado na disputa do WSK Super Master.

“Quando eu tinha 4 anos e pilotei um kart pela primeira vez, eu sabia de uma coisa: queria ser campeão mundial. É por isso que eu vivo, é isso que eu sonho e é por isso que eu trabalho duro em busca do meu objetivo”, disse o jovem piloto.

“Correr é minha paixão, e fazer parte da família Williams é um momento de muito orgulho para mim. Vou contribuir com o que puder para a equipe, e mal posso esperar para ver o que poderemos alcançar juntos”, completou.

O funil ficará mais estreito nos próximos anos, caso o holandês avance para os monopostos. Mas a Williams já promete apoio, treino e acompanhamento para desenvolver o jovem piloto rumo às categorias de formação da Fórmula 1.

“Dean é um empolgante jovem talento, e estamos felizes em dar a ele as boas-vindas à Academia de Pilotos da Williams Racing”, celebrou Sven Smeets, diretor esportivo da escuderia inglesa.

“Ele teve um início impressionante no mundo do kart, progredindo mais rápido do que a maioria dos pilotos na idade dele e desafiando kartistas às vezes dois anos mais velho. Dean tem um futuro brilhante pela frente, e estamos ansiosos para apoiarmos seu desenvolvimento a partir do restante de 2024”, completou.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais