
O Grande Prêmio de Las Vegas de 2023 foi marcado por mais uma vitória de Max Verstappen, a 18ª do holandês da Red Bull no ano. Foi também palco de uma intensa disputa entre Charles Leclerc e Sergio Pérez – o mexicano aproveitou um erro do rival da Ferrari na volta 43 para assumir o segundo lugar, mas levou o troco do monegasco na última das 50 voltas.
Mas foi um incidente no primeiro treino livre que provavelmente mais marcou a lembrança do público naquele final de semana.
Com cerca de 8 minutos, Carlos Sainz passou por cima da tampa de um bueiro na pista e viu o motor de sua Ferrari apagar, provocando uma bandeira vermelha. A organização levou cerca de 10 minutos para retirar da pista o carro do espanhol.
O que parecia uma questão simples, no entanto, provocou alguns problemas.
Por questões de segurança, a organização não reiniciou o treino para resolver a tampa solta e avaliar todos os outros bueiros da pista. “Após uma inspeção da FIA, descobriu-se que uma estrutura de concreto ao redor de uma tampa de bueiro havia sofrido uma falha durante o primeiro treino livre. A FIA está iniciando verificações em todas as outras coberturas do circuito”, informou a Fórmula 1 em comunicado.
O segundo treino livre, que deveria começar à 0h de sexta-feira (horário local, 5h do horário de Brasília), começou às 2h30 (horário local, 7h30 do horário de Brasília) e terminou às 4h, pouco antes da liberação das vias de Las Vegas para o tráfego local.
A Ferrari foi quem levou a pior, frente aos danos causados no carro de Carlos Sainz pela tampa do bueiro. “A situação é que nós danificamos completamente o monocoque, o motor, a bateria. E eu acho que isso é inaceitável”, descreveu Frédéric Vasseur, chefe de equipe do time de Maranello.
Sainz e a Ferrari foram ouvidos pelos comissários, que reconheceram que o dano foi causado em “circunstâncias bastante incomuns” pelo “impacto de um objeto externo”. Mesmo assim, o espanhol foi punido pela troca de peças e perdeu 10 posições no grid – foi o segundo colocado na qualificação, mas largou em 12º lugar. No fim, terminou em sexto.
Em 2024, para evitar problemas semelhantes, a Fórmula 1 trabalhou para alterar as tampas de bueiros no circuito. De acordo com o site Motorsport.com, diversas aberturas foram cobertas pelo pavimento, enquanto outras foram reforçadas com estruturas mais pesadas.
“Depois do que aconteceu no ano passado, espero que tudo seja consertado para este ano, porque acredito que será muito melhor para a corrida e para todo mundo - e, obviamente, para todos os pilotos, por segurança”, afirmou Sainz.