
Três homens foram condenados nesta quarta-feira (12) pela Justiça alemã por uma tentativa de chantagem contra a família de Michael Schumacher, heptacampeão de Fórmula 1.
O caso data de 2020, quando Markus Fritsche, então segurança da família do ex-piloto, foi demitido. Antes de perder o emprego, Fritsche roubou pelo menos 900 fotos e 200 vídeos de Schumacher em casa, assim como registros médicos, pedindo cerca de 15 milhões de euros (R$ 89,7 milhões em valores atuais) para não divulgar as imagens.
A vida pessoal de Michael Schumacher é mantida em sigilo desde o fim de 2012, quando sofreu um grave acidente de esqui na França. Desde então, o alemão vive recluso junto à família, que não divulga informações sobre as condições de saúde do astro.
O esquema envolveu ainda Yilmaz Tozturkan e o filho, Daniel Lins. Tozturkan, amigo de Fritsche e também segurança, foi responsável pelo primeiro contato com a família Schumacher, enquanto Lins foi o responsável pela criação de um e-mail não-rastreável para a comunicação com os familiares do ex-piloto e com potenciais compradores do conteúdo.
O caso foi julgado em dezembro pelo Tribunal Distrital de Wuppertal. Fristsche não compareceu, mas Tozturkan e Lins confessaram o crime.
Conforme os veredictos apresentados na quarta-feira, Yilmaz Tozturkan foi condenado a três anos de prisão por tentativa de extorsão. Ele já tinha “várias condenações anteriores”, segundo o jornal Die Welt, o que teria agravado a pena.
"Foi uma coisa muito, muito nojenta o que eu fiz. Isso ficou claro para mim no segundo dia na prisão”, reconheceu Tozturkan, também de acordo com a publicação. “Eu assumo a responsabilidade por isso”, reforçou.
Markus Fritsche negou as acusações através de sua defesa, mas foi condenado a dois anos em liberdade condicional. Já Daniel Lins recebeu uma pena suspensa de seis meses. Os três, no entanto, podem recorrer.
"Meu cliente se desculpou várias vezes pela bagunça que fez", afirmou o advogado de Daniel Lins. “Sua contribuição para o crime foi extremamente pequena: ele apenas criou um endereço de e-mail para seu pai sem pensar muito sobre isso.”