A recém-criada Visa CashApp RB, que atende pelo nome de Racing Bulls, já dá sinais de sua transformação na Fórmula 1 com apenas nove corridas disputadas na temporada 2024. O time, ex-AlphaTauri, viveu um período de instabilidade nas duas primeiras etapas, sem conseguir levar Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo à zona de pontuação, mas agora apresenta um momento de recuperação. O nome dessa reviravolta, muito elogiado nos bastidores e tratado como uma espécie de ‘Midas’, é Laurent Mekies.
O ex-diretor de corrida da Ferrari assumiu no início do ano o desafio de comandar a nova equipe em meio a grandes modificações internas, como a mudança da base no Reino Unido ao mesmo tempo em que continua como ter sua sede principal em Faenza, na Itália, e a chegada do CEO Peter Bayer, além de lideranças como Alan Permane, que passou mais de duas décadas na Alpine/Renault/Lotus/Benetton, e Tim Goss, que já trabalhou para a FIA e McLaren nas funções de diretor de corrida e diretor técnico, respectivamente. "Vamos construir a melhor equipe de corrida possível e ver onde isso nos leva", disse o Mekies.
Depois de um período instável no Bahrein e na Arábia Saudita, a Racing Bulls conseguiu bons encaixes já a partir da terceira corrida da temporada, na Austrália, e já soma 28 pontos, o que a coloca na sexta posição no Mundial de Construtores. Tem quatro vezes mais pontos que a Haas, que está uma colocação atrás, e 30 pontos a menos que a Aston Martin, equipe que possui instalações de última geração e dispõe de muito mais recursos financeiros. "Temos que tentar defender o P6, estamos na luta. O objetivo da empresa é defender o P6. Sabemos que vai ser difícil", disse, em entrevista à F1.com
Para efeito de comparação, a AlphaTauri terminou em oitavo no ano passado, com três pontos a menos do que a Racing Bulls soma até o momento - restando ainda 15 corridas para o final da temporada. A nova equipe pontuou em seis das últimas sete corridas e tem dois sétimos lugares como seus melhores resultados no ano - Tsunoda na Austrália e em Miami. O japonês contribuiu com 19 pontos, enquanto Ricciardo vem de uma oitava colocação no Canadá e soma 9 pontos até o momento.
"Foi um início de temporada muito bom", diz Mekies. "Tivemos talvez algumas corridas difíceis no início e depois um progresso pequeno, mas constante, e corrida após corrida, o carro estava melhorando. Estava ficando um pouco mais rápido e estávamos executando um pouco mais suavemente e de alguma forma isso foi apenas o suficiente para estarmos meio décimo à frente. Temos margem zero, mas estamos na luta pelo ponto teórico em todas as corridas desde a terceira", disse.
Mekies também falou da disputa interna entre os pilotos da Racing Bulls e comparou o momento vivido entre os dois. Enquanto Tsunoda terminou cinco corridas em 2024 entre os dez primeiros, Ricciardo tem se mostrado instável ao longo da temporada, o que coloca o japonês em vantagem no duelo, já que sua evolução é visível a cada corrida. "Tive a sorte de testemunhar isso em tantos campeões na minha vida", disse o chefe da equipe. "Eles progridem e ficam cada vez mais rápidos. O que Yuki fez agora em seu quarto ano, dar um salto tão grande, é um crédito para ele. Isso o coloca em um mapa muito sério dos melhores caras do mercado".
Com os elogios a Tsunoda, a preocupação da Racing Bulls se volta para o desempenho do Ricciardo. Apesar de alguns momentos de exceção, como em Miami e na última etapa no Canadá, ocasiões em que o australiano teve um bom ritmo, o desempenho ainda é bem distante do que apresentou nos tempos de Red Bull. "Sabemos que há potencial aí. É um pouco como o que dissemos sobre Yuki, nossa responsabilidade de garantir que tenhamos o ambiente para continuar a desenvolvê-lo. Sentimos uma responsabilidade semelhante com Daniel para garantir que lhe daremos o carro que ele precisa para ter um desempenho no nível que conhecemos. Tentaremos isso desde o primeiro até o último dia que pudermos", disse.