Fórmula 1

Hamilton amplia recorde e recebe prêmio de melhor britânico da F1 pela 11ª vez

Premiação reconhece desempenho de heptacampeão em 2021, quando foi vice

Da redação 02/07/2022 • 09:54 - Atualizado em 02/07/2022 • 09:55
Premiação reconhece desempenho de heptacampeão em 2021, quando foi vice
Premiação reconhece desempenho de heptacampeão em 2021, quando foi vice
Motorsport UK

Lewis Hamilton recebeu neste final de semana o Hawthorn Memorial Trophy, um prêmio concedido anualmente a piloto da comunidade britânica (incluindo ex-colônias) mais bem-sucedido da Fórmula 1 no ano anterior. É a 11ª vez que Hamilton é laureado, um novo recorde na história da premiação.

O troféu é um oferecimento da Motorsport UK, entidade que regulamento o automobilismo de competição no Reino Unido, e foi entregue pela primeira vez pela família de Mike Hawthorn, o primeiro britânico campeão da F1. Hawthorn morreu em janeiro 1959, poucos meses após seu título com a Ferrari.

“É um grande prazer para a Motorsport UK entregar este Hawthorn Memorial Troph a Lewis pela 11ª vez, uma extensão de já sua inédita sequência nesta prestigiosa históra”, comemorou Mike Chambers, diretor-executivo da Motorsport UK.

“O ano de 2021 foi novamente de destaque na história de Lewis. Na pista. Lewis e Mx (Verstappen) empolgaram audiências ao redor do mundo com uma das grandes rivalidades da história da Fórmula 1, e com uma batalha pelo título que foi até o fim. Qualquer um dos dois seria um merecido campeão naquela noite”, completou.

A declaração diz respeito ao vice-campeonato de Hamilton em 2021. No GP de Abu Dhabi que encerrou a última temporada, o heptacampeão liderou até a última volta, mas foi ultrapassado pela Red Bull de Max Verstappen após um polêmico safety car. O holandês acabou campeão pela primeira vez.

“Fora da pista, Lewis continua a ser um fantástico embaixador para o esporte e para o Reino Unido. Ele continua a ser um embaixador apaixonado por questões sociais, usando sua plataforma para determina uma mudança positiva no mundo ao redor dele”, afirmou ainda Mike Chambers.

“Era apenas justo que, no ano passado, ele tenha sido reconhecido por Sua Majestade, a Rainha, com o título de cavaleiro por seus feitos. A Motorsport UK está orgulhosa de reconhecer estes feitos e, com este prêmio, deseja a ele o melhor no restante da temporada 2022”, completa o dirigente.

Ao longo de 61 anos, o Hawthorn Memorial Trophy foi entregue a 19 pilotos diferentes, sendo que os laureados eram os campeões vigentes em 24 ocasiões. Com os agora 11 prêmios, Hamilton se isola ainda mais em uma lista que conta com nomes como Jack Brabham, Jim Clark, Jackie Stewart, Alan Jones, Nigel Mansell (o segundo maior vencedor, com sete prêmios), Damon Hill, Jacques Villeneuve e Jenson Button.