No Rio, com carro 'velho' e 2 segundos à frente do companheiro: relembre estreia de Senna na F1

O jovem de apenas 24 anos teve uma corrida discreta no extinto circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, em 1984

Por Gabriel Alberto

No Rio, com carro 'velho' e 2 segundos à frente do companheiro: relembre estreia de Senna na F1
Ayrton Senna durante o GP do Brasil de 1984
Reprodução - Redes Sociais

No dia 25 de março de 1984, o jovem Ayrton Senna da Silva, ou simplesmente Ayrton Senna, de 24 anos, fazia sua estreia na Fórmula 1 no Circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O piloto brasileiro começava a traçar seu caminho na maior categoria do automobilismo mundial, na qual gravaria o nome para sempre com três títulos mundiais, 41 vitórias, 65 poles positions e uma legião de fãs em todo o mundo.

O futuro "Rei de Mônaco", apelido que ganhou por ser o maior vencedor do GP de Mônaco, garantiu sua vaga na F1 após conquistar o título da Fórmula 3 Inglesa em 1983. Senna chegou a realizar alguns testes para a McLaren e a Williams, mas foi a equipe Toleman que abriu as portas para o brasileiro.

Na temporada anterior, a equipe inglesa havia terminado apenas na nona colocação no campeonato de construtores. Senna teve como primeiro companheiro de equipe o venezuelano Johnny Cecotto.

O cenário para o brasileiro não era o ideal para uma boa estreia. Ayrton chegou ao GP do Brasil com o carro da temporada de 1983, já que o modelo de 1984 ainda não estava pronto. Além disso, a Toleman tinha um contrato com a Pirelli como fornecedora de pneus, mas a equipe dispunha apenas dos pneus de estoque do ano anterior.

No entanto, o que mais prejudicou a equipe foi o motor turbo da Hart, que apresentou problemas durante os treinos classificatórios para a prova de abertura da temporada. Com isso, Senna largou apenas na 16ª posição no grid, mas já dava seu cartão de visitas, sendo dois segundos mais rápido que seu companheiro de equipe.

O novato teve um bom início de corrida, ganhando duas posições logo na largada, mas começou a perder rendimento. Na oitava volta, o brasileiro abandonou a prova devido a problemas no turbo de seu carro.

Curiosamente, por obra do destino, a vitória ficou com Alain Prost, piloto que se tornaria seu maior rival na Fórmula 1 e também seu companheiro de equipe.

O restante da temporada de 1984 foi marcado por grandes atuações de Senna, incluindo a conquista de seu primeiro ponto na Fórmula 1 – que não demorou. Logo na corrida seguinte, no Grande Prêmio da África do Sul, o novato terminou em sexto lugar, garantindo um ponto.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais