A programação do Grande Prêmio da Bélgica deste final de semana ganhou uma novidade informal: uma corrida organizada por Pierre Gasly, em homenagem a Anthoine Hubert. A largada da atividade aconteceu no início da noite desta quinta-feira (27), no circuito de Spa-Francorchamps.
Hubert tinha 22 anos quando morreu em um grave acidente durante a etapa de Spa da temporada 2019 da Fórmula 2. O piloto da Arden era amigo próximo de Gasly.
Para celebrar a memória do compatriota, o piloto da Alpine convidou todo o pessoal da Fórmula 1, da Fórmula 2 e da Fórmula 3 para a atividade física. Nas redes sociais, a mãe de Anthoine Hubert, Nathalie, agradeceu “pela bela iniciativa”.
“Acho que eu ligo lugares a emoções, e tive as piores emoções de minha vida aqui. Mas, ao mesmo tempo, é uma de minhas pistas favoritas, então é algo muito contraditório”, disse Gasly em entrevista coletiva anterior ao evento. “Eu amo esta pista, e amo correr nesta pista. Mas, ao mesmo tempo, eu nunca vou me esquecer o que senti quando desci as escadas (para o paddock), quando meus pais me deram a notícia (da morte de Hubert).”
A corrida a pé aconteceu com chuva, o que não afastou participantes. Entre os nomes presentes, muitos integrantes de diversas equipes. Entre os nomes à frente, esteve o brasileiro Caio Collet, que disputa a Fórmula 3 pela equipe Van Amersfoort Racing.
Todas as pessoas que se inscreveram na corrida ganharam camisetas de recordação. A programação da prova também incluiu uma homenagem a Dilano Van’t Hoff, piloto holandês que morreu durante uma prova da Fórmula Regional Europeia no começo do mês, também em Spa-Francorchamps.
"Obrigado a todo mundo que fez parte hoje. Tivemos pensamentos e orações por Tonio e Dilano. Fico orgulhoso de nosso esporte em momento como os de hoje", escreveu Gasly nas redes sociais.